Pastor Elias sugere uso alternativo de prédio da UPA, em caso de impossibilidade de conclusão da obra

PastorElias 13.08.2018Para Pastor Elias, a Upa "é um anseio de toda a população do Jardim Paulista e dos bairros adjacentes”16/08/2018 - O vereador Pastor Elias (MDB) sugere que o município dê novo uso ao prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h), em caso de impossibilidade de conclusão e entrega da obra. A declaração foi dada durante a sessão ordinária da última segunda-feira (13).

Para o parlamentar, a prefeitura poderia utilizar as regras de decreto presidencial que flexibilizou a finalidade das UPAS. “Se não há condições de terminar [a obra], que transforme o local numa outra área de atendimento de saúde, para melhorar a vida da população”, sugeriu.

As alterações no Decreto nº 7.827/2012 foram assinadas em maio, pelo presidente Michel Temer. Com a medida, estados e municípios poderão utilizar a estrutura de UPAs, que estão prontas e sem funcionar, para outra finalidade na área da saúde, sem precisar devolver recursos federais.

Segundo Pastor Elias, “148 UPAS construídas ou em fase final de obras estão paradas, diante da dificuldade de estados e municípios de custear o serviço”. Com a mudança, tais espaços poderão ser transformados em UBS’s, CAP’s ou Centros de Reabilitação, dentre outros.

“[A UPA] é um anseio de toda a população do Jardim Paulista e dos bairros adjacentes”, disse o vereador, lamentando que o prédio esteja “abandonado”, inclusive sendo alvo de furtos e depredações. “É dinheiro público, investimento público, que fica ali jogado, parado”, finalizou.