Através de moção, vereadores criticam “pente-fino” realizado pelo INSS, em aposentadorias

21/08/2018 - A Câmara aprovou nesta segunda-feira (20) a moção de apelo 10/2018, de autoria da vereadora Andrea Garcia (PDT). A propositura faz um apelo ao Ministério do Trabalho, manifestando argumentos contrários ao “pente-fino” em aposentadorias e benefícios, que vem sendo realizado pelo INSS, em todo o país.

AndreaGarcia 20.08.2018 moçãoA vereadora Andrea Garcia, autora da moção de apelo aprovada por unanimidade pela CâmaraSegundo a moção, “pessoas sem condição alguma de trabalhar - ou seja, que não estão aptas a desenvolver qualquer tarefa - estão recebendo ‘alta’ [em perícias do INSS]”. Ainda de acordo com a propositura, benefícios a vítimas de AVC, lúpus, esclerose múltipla e até câncer estão sendo suspensos, com a objetivo de gerar economia aos cofres públicos.

“Devemos estar atentos quanto ao propósito do Ministério do Desenvolvimento Social, que entende que com a revisão dos benefícios existe a previsão de economizar em torno de R$15,7 bilhões, às custas daqueles que estão impossibilitados de trabalhar”, ressalta Andrea, pedindo que não ocorra o cancelamento destes benefícios.

Cópia da moção - que foi aprovada por unanimidade, durante a sessão - será encaminhada ao presidente da República, Michel Temer, ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, e ainda ao INSS, ao Ministério do Desenvolvimento Social e a todas as Câmaras Municipais das cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).