Em discurso, Ceará Mascate cita criminalidade no Jardim São Clemente e pede instalação de base da Guarda Municipal

CearáMascate 27.08.2018Ceará Mascate também pediu a convocação de guardas municipais aprovados no último concurso público 29/08/2018 - O vereador Ceará Mascate (PPS) solicita a instalação de uma base comunitária da Guarda Civil Municipal no bairro Jardim São Clemente. Em discurso no plenário da Câmara, nesta segunda-feira (27), o parlamentar ressaltou que o índice de criminalidade no bairro “tem avançado”, assustando moradores e empresários.

No pronunciamento, o vereador também pediu a convocação de guardas municipais aprovados no último concurso público da prefeitura, visando ocupar os cargos que ficaram vagos - sejam em decorrência de aposentadorias ou de óbitos. “Isso é urgente”, afirmou, ressaltando que a instalação da base e a contratação de guardas poderiam melhorar a segurança no bairro.

O vereador afirmou que, recentemente, um empresário lhe apresentou três Boletins de Ocorrência, relacionados a roubos ocorridos num mesmo supermercado, nos dias 17, 21 e 24 de agosto. Para Ceará, tal índice de criminalidade “afeta a imagem da cidade”, além de inclusive tornar o valor dos seguros de veículos mais caros e afastar a instalação de empresas.

ELOGIOS

Ceará elogiou, entretanto, a atuação da Guarda Civil Municipal, pelo trabalho desenvolvido. Lembrou, inclusive, que cão Wotan, Pastor Belga Malinois, da Guarda, conquistou recentemente o título do 1° Torneio de Cães de Polícia do Interior de São Paulo.

“Essa é a prova de que nossa Guarda tem futuro, e merece respeito”, disse, ressaltando a importância da valorização dos servidores públicos, inclusive com a garantia de boas condições de trabalho.

No discurso, Ceará também afirmou que, atualmente, as atividades da GCM estão sobrecarregadas, devido ao sucateamento das polícias Civil e Militar na cidade. E se comprometeu a agendar reunião com o comando da PM, para abordar o assunto.

MOÇÃO

Ceará também parabenizou a Associação Evangélica do Amém. Segundo ele, no sábado (25), representando Câmara, ele participou da entrega de placa de moção, na Igreja Evangélica do São Clemente. Na oportunidade, o Pastor João Antero foi homenageado, afirmou.

APARTES

Pastor Elias (MDB) lembrou que a segurança pública é de responsabilidade do Estado. “A nossa Guarda Municipal tem feito além daquilo que é sua competência”, disse, ressaltando que o aumento da demanda de atendimento e o baixo efetivo das polícias sobrecarrega a GCM.

Waltinho Assis (PDT) também elogiou a atuação da GCM. Lembrou, ainda, que na área da segurança pública, a responsabilidade preventiva é da Polícia Militar, e a de investigação, da Polícia Civil. “Graças à Guarda, Monte Mor tem segurança que ainda tem”, disse.