João do Bar reclama da suspensão do serviço de limpeza de fossas sépticas, e sugere atuação da Sabesp

JoãoDoBar 06.08.2018 2O vereador João do Bar, durante discurso08/08/2018 - O vereador João do Bar (MDB) pediu providências para que a limpeza de fossas sépticas, em Monte Mor, seja retomada. Em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (6), o parlamentar disse que o serviço, que vinha sendo realizado pela prefeitura, está paralisado. “Com a demanda muito grande, o caminhão deu problema no motor”, explicou.

“Está sendo muito difícil para as pessoas, que têm as fossas nas vielas, nos quintais, e estão cheias, [com esgoto] escorrendo para as ruas”, disse João. “Já que a Sabesp não tem o tratamento adequado, ela teria que disponibilizar um caminhão para ‘socorrer’ essas fossas cheias. As pessoas estão tendo até problemas de saúde”, lamentou.

João lembrou que a limpeza das fossas é cara, ultrapassando R$350, e muitas famílias não têm condições de pagar pelo serviço particular. O vereador também disse que no Jardim Colina, nas proximidades da Escola Douglas Tomas de Moraes, o esgoto está “escorrendo pela rua”, devido à falta de manutenção do dispositivo sanitário.

Para João do Bar, a Sabesp deveria providenciar um “caminhão de emergência”, para efetuar a limpeza das fossas sépticas. Em seu primeiro discurso após o término do recesso parlamentar, o vereador também sugeriu que seja realizada uma reunião entre os vereadores e o gerente da Sabesp, Evandro Thomé Franco, visando reivindicar uma solução para o problema.

CALÇADA

O parlamentar também disse que moradores do Jardim Progresso reclamam que caminhões de uma empresa recém-instalada no bairro têm estacionado no local onde, antes, circulavam pedestres - nos arredores de chácara de propriedade do ex-prefeito João Rinaldo. E sugeriu que seja construída uma calçada, no local, minimizando assim o risco de atropelamentos.

APARTE

O vereador Jesus Lopes (PR), em aparte, endossou a reclamação de João do Bar sobre a necessidade de limpeza das fossas sépticas. “A Sabesp está deixando muito a desejar”, afirmou, lembrando que o rompimento de tubulações também é alvo frequente de críticas. Jesus destacou a importância de reunião entre vereadores e a empresa, para abordar tais problemas.