Estado e Governo Federal “não estão repassando os recursos na data certa”, afirma Jesus Lopes, sobre falta de medicamentos

JesusLopes 17.09.2018Jesus Lopes disse que a prefeitura de Monte Mor “tem se empenhado ao máximo” para solucionar o problema20/09/2018 - “A saúde, hoje, é um problema do Brasil”. A declaração foi emitida pelo vereador Jesus Lopes (PR), durante discurso nesta segunda-feira (17), na Câmara. Para o parlamentar, a falta de medicamentos na rede pública decorre, principalmente, da ausência de repasses de verba. “Tanto o Estado quanto a Federação não estão repassando os recursos na data certa”, ressaltou.

Durante o pronunciamento, no plenário da Câmara, Jesus disse que a prefeitura de Monte Mor “tem se empenhado ao máximo” para solucionar o problema. Lembrou, ainda, que grande parte dos municípios brasileiros vivencia um verdadeiro “caos” na saúde - dentre eles Campinas, onde, segundo o vereador, reportagem de TV denunciou a faltma de medicamentos básicos.

Para Jesus Lopes, a crise financeira e política pela qual passa o Brasil tem gerado repercussões na área da saúde. “Estamos vivendo uma situação difícil”, salientou. O parlamentar considera que este momento político, de incertezas pré-eleitorais, agrava os problemas. Jesus considera, entretanto, que o estado de São Paulo é privilegiado, por ser o mais rico do país.

MÉDICOS

O parlamentar também parabenizou Ceará Mascate (PPS) - vereador que, em discurso, denunciou que alguns médicos têm descumprido a jornada semanal de trabalho. “É inadmissível que a gente tenha feito um acordo, no qual a gente prestigiou essa classe de médicos que optou pelas 12 horas [semanais], e ela não esteja cumprindo”, disse, defendendo fiscalização.

ILUMINAÇÃO

Jesus também disse acreditar que, com a implantação de taxa de iluminação pública, será possível realizar investimentos na área, solucionando o problema. Para o parlamentar, o dinheiro arrecadado com a taxa poderá ser utilizado em melhorias, a partir de demandas apresentadas pelos moradores, ao Poder Executivo.

APARTE

Em comentário ao discurso, a vereadora Dila (MDB) explicou que existe dificuldade em se fazer a contratação de médicos para atuar no município, devido ao pouco interesse da classe. Segundo a parlamentar, ocorre baixo número de inscritos em concursos públicos. Dila, entretanto, afirmou que de fato não se pode aceitar o descumprimento da carga horária.