16/10/2018 - A vereadora Neide da Especialidade (MDB) é autora da lei municipal 2037/2014, que incentiva a doação de perucas a pessoas com câncer que tenham alopecia - a queda de cabelos provocada pela aplicação de quimioterapia. Em discurso no plenário da Câmara, na última segunda-feira (8), a vereadora comentou o Outubro Rosa.
A campanha do Outubro Rosa, explicou a vereadora, visa alertar a sociedade quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero. Segundo a vereadora, o incentivo à prevenção ao câncer de mama, na campanha, começou em 2002; já a prevenção ao câncer do colo de útero começou a ser abordada em 2011.
Para Neide, é importante disseminar informações sobre essas doenças, já que, apesar dos avanços, o câncer de mama, por exemplo, ainda é “um dos mais comuns entre as mulheres”. O incentivo à doação de perucas, proposto pela lei 2037, de autoria de Neide, está previsto para ocorrer anualmente, na semana de 27 de novembro.
INDICAÇÕES
No pronunciamento, a vereadora também cobrou do Poder Executivo o atendimento a algumas indicações do seu gabinete, todas relacionadas ao Jardim Panorama. Trata-se de reivindicações que pedem: “sinalização de trânsito, iluminação pública, ampliação do posto de saúde, dentista, farmácia, ventiladores e ar-condicionados”.
Com relação à iluminação pública, Neide também pediu que, por intermédio da Presidência da Câmara, seja agendada uma nova reunião com Francisco Sene, gerente da CPFL. O objetivo é realizar cobranças e abordar “assuntos pendentes”. Em aparte, Waltinho Assis (PDT), presidente do Legislativo, afirmou que a reunião será agendada.
ELEIÇÕES
As eleições gerais ocorridas no último domingo (7) também foram abordadas. Neide parabenizou todos os deputados eleitos no pleito, em especial Rogério Nogueira (DEM), que contou com seu apoio no município. “As eleições são um ato de cidadania. Apesar de tudo, devemos nos manter no campo democrático, sempre com respeito a todos”, disse a parlamentar.