Segundo Andrea Garcia, concessão de aposentadorias do INSS tem demorado mais de 8 meses: “população está sofrendo muito”

AndreaGarcia 25.02.2019 03Andrea é autora da moção de apelo que pede agilidade na concessão das aposentadorias e benefícios do INSS28/02/2019 - “Há pessoas que deram entrada nas aposentadorias em abril do ano passado e que ainda não tiveram a concessão do benefício”. A reclamação foi feita pela vereadora Andrea Garcia (PDT), durante discurso no plenário da Câmara, na última segunda-feira (25). A parlamentar é autora da moção de apelo que pede agilidade na concessão das aposentadorias.

O documento, aprovado por unanimidade pelos vereadores, será remetido ao secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Simonetti Marinho. Segundo Andrea, a análise da documentação visando a concessão de aposentadorias tem demorado mais de oito meses. Para os benefícios sociais, como o BPC-LOAS, a demora ultrapassa um ano.

No discurso, a vereadora disse que visitou agências do INSS em Campinas, Hortolândia, Capivari e Nova Odessa, recentemente. E ouviu a reclamação de servidores, que alegam falta de mão-de-obra para efetivar a análise da documentação, cujo processo já foi digitalizado. Segundo Andrea do INSS, as agências estão vazias, mas a análise dos processos, atrasada.

A parlamentar sugeriu a contratação de servidores terceirizados, para desafogar o serviço. “A população está sofrendo muito com isso. E até os funcionários e servidores também sentem, por que eles falam que não tem o que fazer: digitam o serviço e não tem quem faça a análise”, explicou a vereadora, lembrando que, no passado, tais processos demoravam cerca de 60 dias.