Dila reivindica contratação de mais um médico para a USF Igor/Celestino, na região central: “agenda está sobrecarregada”

Dila 23.09.2019 01"Estou vendo o sofrimento e a necessidade da população naquela unidade”, salientou Dila, em discurso na Câmara26/09/2019 - A vereadora Dila (MDB) pede que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize mais um médico para a Unidade de Saúde da Família Higor/Celestino, na região central da cidade. “Tenho recebido muitas reclamações, da população, referente à demora nas [marcações de] consultas”, destacou a vereadora, em discurso na Câmara, nesta segunda-feira (23).

Segundo Dila, o problema se iniciou após a transferência de um médico que atuava na USF, após a junção das duas unidades de saúde. Com isso, a profissional que atua na unidade está sobrecarregada. “Além de eu ser a enfermeira, sou vereadora, e sou cobrada. Estou vendo o sofrimento e a necessidade da população naquela unidade”, salientou.

“Ela [a médica que atua na unidade] está sobrecarregada [...] Eu estou lá para ver, e posso falar”, disse Dila, durante a sessão ordinária da Câmara - ressaltando que pacientes do local estão sendo prejudicados e, inclusive, “ficando sem visitas domiciliares”. “A agenda está hiper sobrecarregada [...] Estou pedindo pela população, que precisa e necessita de saúde”, concluiu.

Ainda de acordo com a vereadora, o agendamento de consultas, que ocorre uma vez por mês, costuma se encerrar antes do meio dia, na data, devido à carência de médicos para prestar atendimentos. O problema, relata Dila, não ocorria antes, quando a unidade Celestino - que ainda não havia se juntado a USF Dr. Higor - contava com dois médicos.

APARTES

Em comentários ao discurso, os vereadores Pastor Elias (MDB) e  Ceará Mascate (PPS) também destacaram a necessidade de contratação de mais médicos para a unidade de saúde.