Plenário aprova título de utilidade pública para a Associação Resgate Civil Brasil, do Jardim Moreira

Dila 29.10.2019 pl73Dila, autora da propositura, durante leitura30/10/2019 - O Plenário da Câmara aprovou nesta terça-feira (29), por unanimidade, o Projeto de Lei 73/2019, que declara de utilidade pública a Associação Resgate Civil Brasil (RCB), localizada no Jardim Moreira. A propositura é de autoria da vereadora Dila (MDB) e do presidente da Câmara, Waltinho Assis (PDT). A votação foi realizada na sessão ordinária.

Fundada em 2016, a associação atua na defesa dos direitos humanos, do meio ambiente e das minorias étnicas, dentre outras. E, através de voluntários, vem ministrando diversos cursos, como primeiro socorros, busca e salvamento em áreas remotas, resgate em alturas, combate à incêndio, preservação ambiental e inundações - salienta trecho da propositura aprovada.

Além de viabilizar a “defesa, preservação e conservação do meio ambiente, [e a] promoção do desenvolvimento educacional e sustentável”, os cursos ministrados pela RCB possibilitam a retirada dos jovens da “influência dos riscos sociais”, qualificando e capacitando para o mercado de trabalho, aumentando autoestima e criando perspectivas WaltinhoAssis 29.10.2019 pl73Waltinho Assis, coautor do projeto aprovadode vida futura, diz o projeto.

RELEVÂNCIA

Os autores do Projeto de Lei salientaram a importância da concessão do título de utilidade pública. Dila destacou que a associação - que atualmente possui 25 alunos e que formou outros 79, em 2018 - tem “compromisso e seriedade com a inclusão social”. A parlamentar também ressaltou os estudantes aprendem, inclusive, a relevância de se respeitar o próximo.

Já Waltinho parabenizou a equipe da associação (o presidente Luciano, o vice Edivaldo e os conselheiros fiscais Julio e Daiane), alunos e seus familiares. Lembrou, ainda, que auxiliou na formalização do estatuto da entidade, no passado. O parlamentar manifestou expectativa de que a concessão do título garanta o crescimento do projeto, inclusive com a obtenção de mais verbas.

Outros vereadores também comentaram a propositura. Ceará Mascate (PPS) salientou a importância de se resgatar os jovens e incentivar a cidadania e a disciplina. “Educação acima de tudo”, complementou Zé Fernandes (PSDB). Já Jesus Lopes (PL) parabenizou os autores do Projeto pela iniciativa, e, ainda, os voluntários da Associação.

OUTRAS VOTAÇÕES

Na sessão ordinária, também foi aprovado por unanimidade o Requerimento de retirada de pauta do Projeto de Lei 69/2019, de autoria do Poder Executivo. A propositura, que deverá passar por melhores estudos pela prefeitura, autoriza o desdobro de lotes.

⏩ Veja mais fotos na Galeria, no nosso Facebook.