Combate e prevenção à trombose são temas de Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara

Geral 11.11.2019 01Painel de votação: PL que prevê a Semana de Combate e Prevenção à Trombose foi aprovado por unanimidade, na Câmara12/11/2019 - Por unanimidade, os vereadores de Monte Mor aprovaram na sessão ordinária desta segunda-feira (11) o Projeto de Lei 74/2019, que institui a Semana Municipal de Combate e Prevenção à Trombose. De autoria da vereadora Dila (MDB), a propositura visa conscientizar a população sobre as questões relacionadas à doença - especialmente suas consequências e meios de prevenção e combate. A data deverá ser celebrada anualmente na semana de 16 de setembro. 

Segundo o Projeto aprovado, as atividades de prevenção poderão contemplar palestras e orientações nas unidades de saúde, inclusive a partir de “parcerias com membros da iniciativa privada, entidades civis e organizações profissionais e científicas”. “A trombose é caracterizada pela obstrução de veias, com a formação de coágulos de sangue”, explicou Dila, em discurso no Plenário, lembrando que existem alguns fatores de risco, como tabagismo, obesidade e diabetes. 

A vereadora, que possui Graduação em Enfermagem, também explicou que a doença é Dila 11.11.2019 plA vereadora Dila, autora do Projeto de Lei aprovado na sessão ordinária da Câmara: "Com atitude e ação podemos salvar vidas”comumente associada ao uso de anticoncepcional, e ocorre, ainda, em pessoas que ficam sentadas ou deitadas por um longo período de tempo na mesma posição. “Quando o paciente fica um longo período internado, e não consegue se movimentar, [isso] também pode contribuir para a criação de coágulos nas veias ou nas artérias”, salientou.

Ainda de acordo com Dila, dor, inchaço, calor, vermelhidão, queimação e mudança de cor da pele são alguns dos sintomas da doença - que costuma acometer mais as mulheres, devido a fatores de risco como o uso de anticoncepcionais e gestações. O tratamento envolve, dentre as opções, anticoagulantes, uso de meias de compressão e cirurgias. “O combate e prevenção à trombose se faz necessário [...] Com atitude e ação podemos salvar vidas”, finaliza Dila. 

Foto Lado a Lado