Em sessão remota, Plenário aprova Projeto de Lei que dá nome à rua do bairro Central Park

EduardoBispo 15.06.2020O vereador Eduardo Bispo, autor do Projeto de Lei aprovado, durante discurso na sessão remota16/06/2020 - A Câmara de Monte Mor aprovou na sessão remota desta segunda-feira (15), por unanimidade, o Projeto de Lei 12/2020, de autoria do vereador Eduardo Bispo (PSDB). A propositura dá nome à Rua Três do bairro Central Park, que passará a se chamar Rua José Novoa Gallego. O projeto segue agora para sanção do prefeito Thiago Assis (MDB).

Nascido em 1933, na Espanha, José Novoa trabalhou como agricultor em sua terra natal, e veio para o Brasil em 1951, após a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Morou em Santos, onde trabalhou como estivador do porto da cidade e, posteriormente, numa empresa norte americana que fazia reformas de prédios históricos.

Posteriormente, após se desligar da empresa, decidiu “dedicar-se a profissão de pedreiro, que exerceu a maior parte da sua vida”.  Segundo a Justificativa do Projeto de Lei, José Novoa morou ainda em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e mudou-se para Campinas em 1960 - onde atuou como pedreiro, feirante e dono de uma pequena loja de roupas.

Ainda segundo o PL, o homenageado atuou como vendedor ambulante entre 1982 e 1990, ano em se estabeleceu definitivamente em Monte Mor, após se casar. Na cidade, sentiu-se “acolhido pela população”, tendo se encantado “pela tranquilidade do lugar”. Morreu em de 2012, aos 79 anos, de causas naturais, “em companhia de sua esposa [Risolete] e filho [Rogério]”.