Debates sobre retomada das aulas e outros assuntos: veja resumo do Expediente Livre da sessão desta segunda-feira (21)

Geral 21.09.2020 01Sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube22/09/2020 - A Câmara realizou nesta segunda-feira (21) mais uma sessão deliberativa remota, com transmissão ao vivo pelo YouTube (assista aqui). Sem matérias para apreciação na Ordem do Dia, o evento contou com a leitura de dois ofícios recebidos, de Indicações de parlamentares, além de Projetos de Lei que passarão pela fase de votação, em sessões futuras (veja ementas e links para a íntegra das proposituras no SAPL, neste link). A sessão ordinária também contou com a manifestação individual de seis vereadores, durante o Expediente Livre: leia abaixo o resumo das falas, que contemplaram, inclusive, discussões sobre a retomada - ou não - das aulas nas escolas públicas municipais, durante a pandemia do novo coronavírus. A notícia institucional foi elaborada em versão resumida, em conformidade com a legislação eleitoral.

Ceará Mascate (Republicanos) citou Indicação de seu gabinete que pede a Geral 21.09.2020 02Painel eletrônico do SAPL, com registro de presenças“instalação de totens com álcool em gel na entrada e no refeitório de todas as Escolas da Rede Municipal, como medida de prevenção da Covid-19”. E afirmou que, em conversa com a secretária municipal de Educação, foi informado de que não há plano de retorno das aulas. O parlamentar disse estar triste com tal fato, e defendeu a retomada das atividades, mesmo que de maneira gradual, já que pais de alunos têm afirmado que seus filhos precisam voltar às aulas. Segundo ele, a educação, que é muito importante, se tornou “vilã” no país - já que foram reabertos comércios, e não escolas. Ceará também questionou a necessidade do Projeto que destinou recursos para custeio de ações de combate ao coronavírus nas escolas, já que as mesmas seguem fechadas, atualmente. 

Em aparte ao discurso, Zé Fernandes (PSDB) afirmou que, conforme recente pronunciamento do governador do Estado, algumas atividades na rede estadual de ensino poderão ser retomadas em 7 de outubro; já as do município dependem de medidas dos respectivos prefeitos, disse. Jesus Lopes (PSL) afirmou que a decisão sobre o retorno das atividades escolares é difícil de ser tomada, já que envolve opiniões divididas. E questionou se seria de fato favorável reabrir as escolas nesse momento, em que haveria apenas dois meses pela frente de atividades. Para ele, o ano letivo já estaria “perdido”, devido à pandemia. O vereador também questionou se haveria a segurança sanitária para retorno das atividades. E destacou a importância de se respeitar a opinião dos pais - que, na sua opinião, deveriam decidir se os filhos irão para as escolas ou não.  

Jesus também citou recapeamento asfáltico realizado, pela equipe de Obras, na Rua Onze do Campos Dourados; e higienização feita pela Vigilância Sanitária na academia ao ar livre do bairro. Disse estar lutando pela conclusão da obra - com a consequente instalação de refletores e luminárias, além de construção de calçada. E destacou a importância de a comunidade manter o local limpo. O parlamentar ainda citou atuação dos secretários de Meio Ambiente e de Finanças. E desejou boa sorte aos candidatos, nesta eleição municipal. Em pronunciamento, Zé Fernandes também abordou o ano eleitoral: defendeu a realização de uma campanha honrada e honesta; e lembrou que o período de propaganda se inicia na próxima semana. Também agradeceu à equipe da Câmara e aos servidores, e destacou que ainda faltam cerca de três meses de mandato eletivo. 

O vereador Joaz (PSDB) citou manutenção realizada pelo Poder Executivo em ruas do Jardim Paviotti. Disse que se trata de uma reivindicação antiga, agora atendida. E cobrou a realização de operação tapa-buracos em algumas vias  do bairro - inclusive na Rua Dezoito, Trinta e Três e Vinte e Cinco. Reivindicou, da Secretaria de Meio Ambiente, a limpeza da praça do bairro e a disponibilização de um servidor público para cuidar do espaço. E cobrou, da Secretaria de Obras, a iluminação das ruas que interligam o Paviotti ao Said Jorge; além da Rua Vinte e Cinco, também muito escura. Sobre a discussão relacionada à retomada das atividades escolares, Joaz  disse ser a favor do retorno, já que muitas famílias não têm onde deixar os filhos, para poder trabalhar. Sugeriu, ainda, reunião com os pais, para ouvir suas opiniões sobre o assunto. 

Murilo Rinaldo (DEM) voltou a sugerir que as escolas sejam reabertas, para acolhimento dos alunos e fornecimento de alimentação, por exemplo. O parlamentar também citou relato recebido de mães de alunos “especiais” - que alegam que o município ficou de retomar as aulas para essas crianças, mas que não haveria transporte, fruto de convênio estadual cancelado. E manifestou indignação com tal fato. O vereador também citou problema de esgoto a céu aberto no Jardim São Domingos. Disse que a responsabilidade pelo problema é da Sabesp, e que enviou ofício à empresa, reivindicando uma solução. Também criticou os serviços prestados pelas empresas de transporte público, alvo de reclamações constantes de moradores: e lamentou que, apesar das reivindicações de vereadores e de antiga Comissão da Câmara, os problemas persistem. 

Waltinho Assis (PSL), presidente da Câmara, também debateu a educação em tempos de Covid. Em resposta a Ceará, disse que a parte dos recursos direcionados, por Projeto, à educação, servem para a aquisição de insumos, como álcool e máscaras, já que alguns funcionários da rede municipal continuam trabalhando presencialmente, para produção de aulas remotas. Afirmou que crianças pequenas correm risco de se contaminar com o coronavírus, em escolas, já que teriam dificuldades em “se policiar” e, inclusive, utilizar máscaras - e que, uma vez contaminadas, levariam a doença para familiares e funcionários das escolas. O vereador também defendeu a prevenção contra a doença; e disse que uma eventual retomada das aulas no município - processo que depende de diretrizes federais e  estaduais - seria complicada, nesse momento. 

Foto Lado a Lado