“Cumpri com meu dever”, diz Ceará Mascate, defendendo a independência dos vereadores e da Câmara

CearáMascate 14.12.2020 02“Foi um prazer imenso servir essa Casa, essa cidade, essa população", disse Ceará Mascate17/12/2020 - 16/12/2020 - “Foi um prazer imenso servir essa Casa, essa cidade, essa população. Para mim foi uma honra, a maior que tive até hoje”. A declaração foi emitida pelo vereador Ceará Mascate (Republicanos), em discurso na sessão ordinária da Câmara da última segunda-feira (14). No pronunciamento, disponível na íntegra neste link, o parlamentar comentou sua atuação no mandato; agradeceu a todos que contribuíram com o seu trabalho, como eleitores, familiares e sua assessora; e destacou a importância da independência do Poder Legislativo. 

“Cumpri com meu dever, com a Constituição, com o Regimento Interno desta Casa”, disse, salientando que agiu de acordo com o juramento feito no dia da posse. Ceará também destacou que, naquela data, completaram exatos 2 anos, 8 meses e 18 dias que estava ocupando a vereança. “Todos os dias da minha vida eu cumpri com minha obrigação”, ressaltou. O parlamentar também  desejou que os vereadores eleitos façam um bom trabalho. E anunciou que, na condição de cidadão consciente, estará fiscalizando os atos públicos e atuando em prol do município. 

INDEPENDÊNCIA

No pronunciamento no Plenário, Ceará também  defendeu a independência dos vereadores, lembrando que os mesmos servem à sociedade e recebem subsídio para exercer o cargo. “Vai ter muita gente de olho em vocês, para que façam o certo”, avisou aos parlamentares eleitos. Citou, ainda, a importância do Poder Legislativo. “Nossa democracia fala em três Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário. Esses três poderes precisam ser respeitados. E essa Casa é independente [...] É isso que o povo quer. Que uma Casa de Leis não seja subordinada ao Executivo”, afirmou.

O vereador também afirmou que ouviu “rumores” de que a Presidência da Câmara “virou um balcão de negócios”. “É triste. Não era pra ser assim. Uma Casa tem que ter um presidente que tenha compromisso com a sociedade, com o povo, com os vereadores que aqui vão estar. E não um compromisso com o Executivo”, disse, destacando que Câmara deve “fazer justiça”, e não oposição ao Poder Executivo. Ceará também defendeu que o Legislativo fiscalize as ações do Executivo, e auxilie aquele Poder, sempre dentro da Lei. 

COVID

Ceará ainda criticou a atuação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e do governador do Estado, João Dória (PSDB). Pediu que tais autoridades “parem de fazer politicagem e pensem na sociedade”, e que garantam a vacinação dos brasileiros contra a Covid-19. “Não se pode colocar política à frente da saúde”, disse, lembrando que “países desenvolvidos” já estão vacinando seus cidadãos. “E o Brasil nem tem previsão de quando vai acontecer. Virou uma briga política”, lamentou.

Foto Lado a Lado