Wal da Farmácia comenta decisão judicial que cessou o pagamento de vale-alimentação aos inativos, e defende alternativas

WalDaFarmacia 01.02.2021“Temos que nos reunir para fazer algo por essas pessoas”, frisou Wal, durante discurso na Câmara04/02/2021 - Em discurso no Plenário da Câmara na sessão ordinária da última segunda-feira (1º), a vereadora Wal da Farmácia (PSL) comentou a decisão judicial que interrompeu o pagamento do auxílio-alimentação aos aposentados e pensionistas do município. A medida foi tomada pelo Poder Executivo após a Justiça decretar que o pagamento do benefício, previsto na Lei Municipal 1526/2011, era inconstitucional (leia aqui a nota oficial da prefeitura).

“O Executivo foi lá e cumpriu [a determinação da Justiça]”, afirmou a vereadora no pronunciamento, disponível na íntegra neste link. Wal, entretanto, defendeu que sejam estudadas alternativas para “resolver a situação”, já que parte dos inativos ganha um salário mínimo, e depende do auxílio-alimentação, atualmente de R$600 reais, para garantir a sua subsistência. “Temos que nos reunir para fazer algo por essas pessoas”, frisou.

SERVIDORES PÚBLICOS

No discurso, a vereadora também agradeceu aos profissionais da área da saúde, tanto do Hospital Sagrado Coração de Jesus quanto do Poder Executivo, pelo “empenho e dedicação”. Deixou, ainda, sua solidariedade aos funcionários públicos, que foram recentemente denegridos em postagens nas redes sociais.

A parlamentar também anunciou que está empenhada em conseguir emendas para o município. E que foi convidada, pelo PSL Mulher, para participar de encontro político em Brasília, nos dias 4 e 15 de janeiro. Como a primeira data coincidiu com a eleição das Mesas do Senado e da Câmara, no Congresso, Wal “remarcou [a viagem] para outra oportunidade”.

Outros assuntos também foram abordados: sobre o PL 3/2021, de sua autoria, que presta homenagem a senhora Nair Pacheco Lisboa, dando seu nome a uma rua do bairro Central Park, a vereadora destacou que se trata de uma importante propositura, já que a montemorense, mãe do servidor público conhecido como “Mia”, nasceu e viveu no município por 92 anos.

Wal também parabenizou o trabalho da secretária de Desenvolvimento Econômico e Social, Elaine Brischi, especialmente o projeto “Varal Solidário”. Agradeceu aos voluntários que têm realizado limpeza na cidade. E explicou que os pedidos de suas Indicações, recebidos via WhatsApp, Facebook e Ouvidoria da Câmara, têm sido remetidos à prefeitura, para solução.