Wal da Farmácia defende setor especializado para atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, na delegacia de polícia

WaldaFarmacia 22.02.2021Na sessão, Wal afirmou que pretende lutar, junto com o delegado do município, para que a melhoria seja implementada23/02/2021 - A vereadora Wal da Farmácia (PSL) defende que a delegacia de polícia de Monte Mor possua um setor especializado no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Em discurso na sessão da Câmara desta segunda-feira (22), a parlamentar afirmou que pretende lutar, junto com o delegado do município, Fernando Bueno, para que a melhoria seja implementada. Assista ao discurso.

No pronunciamento, Wal destacou que já realizou reunião com o delegado, sobre o assunto. “Essas mulheres, quando chegam à delegacia, são hipossuficientes [...] Naquele momento, elas precisam ter um tratamento diferenciado, sim”, salientou, destacando a importância de um treinamento especial, para os funcionários que atendem essas demandas, fruto da Lei Maria da Penha, de maneira adequada.

A vereadora também comentou que, por duas ocasiões, esteve na delegacia, acompanhando mulheres que foram agredidas por seus companheiros. Nessas situações, lamentou, um funcionário - que é Guarda Municipal e atua no local, “cedido” pela prefeitura - deu um mau atendimento às mesmas. “É inadmissível isso”, afirmou a vereadora, defendendo um tratamento humanizado, diferenciado.

COVID

No discurso, a parlamentar também parabenizou os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente da Covid-19. E manifestou preocupação com a pandemia no município, onde existem mais de 400 pessoas em isolamento domiciliar e vem ocorrendo uma morte por dia. Wal também pediu que a Secretaria de Saúde e a Guarda Municipal realize visitas, nestas residências, para verificar o correto cumprimento da quarentena. “Tem alguns que estão caminhando pela cidade”, denunciou. A vereadora também cobrou a divulgação, por parte do Executivo, de informações sobre o cronograma de vacinação contra a Covid-19 - como a data em que a vacinação será retomada, o público já vacinado, etc.

RECURSOS

Wal também anunciou que fez solicitações de emendas parlamentares ao deputado federal Bozzella (PSL). O objetivo, afirmou, é garantir recursos para as áreas de saúde e também de infraestrutura.

APARTES

Em comentário ao discurso, Paranhos (MDB) disse que a GCM é uma instituição “legalista”, e que denúncias devem ser feitas à Ouvidoria do órgão. Wal esclareceu que tal reclamação, de mau atendimento prestado, já foi feita diretamente ao delegado da cidade.