Andrea Garcia destaca importância do combate ao feminicídio e de políticas públicas para a população em situação de rua

AndreaGarcia 22.02.2021A vereadora Andrea é autora da Lei que institui a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, em Monte Mor24/02/2021 - A vereadora Andrea Garcia (PTB) informou, nesta segunda-feira (22), que pretende se reunir com o Creas e as Secretarias Municipais de Assistência Social e Segurança Pública. O objetivo é reforçar a importância do desenvolvimento de atividades de proteção às mulheres, no mês de março.

Autora da Lei 2687/2019, que institui a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, em Monte Mor, a parlamentar destacou a importância de políticas nesse sentido. O discurso foi realizado durante a sessão ordinária da Câmara - assista neste link do YouTube

Andrea também afirmou que se reunirá com o Creas e com o secretário de Segurança, visando estudar a criação de um núcleo específico para atendimento às pessoas em situação de rua. “Eles [cidadãos em situação de rua] têm direitos, mas eles não podem violar os direitos da população”, disse.

A parlamentar citou, como exemplo, a permanência de cidadãos em situação de rua nas proximidades da rodoviária, o que pode, inclusive, inibir a entrada de famílias que desejam acessar o espaço. E citou, como exemplos, núcleos como o “PopRua”, que promovem o acolhimento dessa população.

VACINAÇÃO

No pronunciamento, Andrea também defendeu a divulgação ampla, pela prefeitura, do calendário de vacinação contra a Covid-19. Explicou que o município segue o cronograma estabelecido pelo Estado, que foi alterado. “A gente tem lá fora uma cobrança muito grande [pela divulgação de informações]”, disse, salientando que, de acordo com o secretário de Saúde, a cidade está dentro do cronograma, e vacinará, a partir de 1º de março, idosos entre 80 e 84 anos. A expectativa é de que não falte vacina.

CONSIMARES

A vereadora comentou sua participação em reunião do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da RMC), na quinta-feira (18). Salientou a importância do órgão, que é respeitado em todo o país e tem 12 anos de criação, e que faz planejamento de políticas de reciclagem de lixo, por exemplo. Segundo Andrea, na reunião foi feita a eleição dos integrantes do Conselho Fiscal do colegiado, que contará com a participação do vereador Paranhos (MDB).

FALECIMENTOS

Andrea também manifestou sentimentos ao vereador Bruno Leite (DEM) e família - pela morte de Fabrício Leite de Camargo, irmão do parlamentar, que faleceu no último sábado (20) - e também à família Garcia - pelo falecimento do tio da vereadora, Hélio Garcia.