“O lugar que ocupo é fruto dessa evolução”, diz Wal da Farmácia, citando a luta histórica das mulheres pela conquista do voto

WaldaFarmacia 08.03.2021“É hora de começar a ver o gênero como um espectro, e não como dois conjuntos de ideias opostas”, citou Wal da Farmácia10/03/2021 - No Dia Internacional da Mulher, celebrado na última segunda-feira (8), a vereadora Wal da Farmácia (PSL) fez discurso destacando a luta histórica das mulheres pela conquista do voto feminino no Brasil. Segundo o TSE, apenas em 1932 o Código Eleitoral passou a assegurar esse direito às mulheres brasileiras. “O lugar que ocupo é fruto dessa evolução”, afirmou a parlamentar, durante pronunciamento na sessão deliberativa remota da Câmara (assista aqui).

Wal destacou, no discurso, o início do processo pela aprovação do voto feminino, e citou a encenação da peça “Parlamento das Mulheres”, em 1914. Mencionou, ainda, a atuação de Carlota Pereira de Queirós, única mulher eleita deputada para a Assembleia Nacional Constituinte, na legenda da Chapa Única por São Paulo, em 1933. Parlamentar que, a partir de 1934, tornou-se a primeira deputada federal eleita, exercendo “um mandato em defesa das mulheres”, explicou.

A vereadora também mencionou a importância das lutas pela igualdade de direitos, no país e no mundo. “Muitas mulheres corajosas, poderosas, decidiram, por boa parte de suas vidas, [lutar] para mudar a nossa história”, disse. “É hora de começar a ver o gênero como um espectro, e não como dois conjuntos de ideias opostas”, complementou, parabenizando todas as mulheres, e prestando homenagem especial às profissionais da área da saúde, que atuam na linha de frente, na pandemia.

EXECUTIVO

Wal, que na semana passada havia criticado a prefeitura de Monte Mor, pela “falta de organização” na vacinação da Covid, citou a importância de elogiar o prefeito Edivaldo Brischi (PTB), pela inauguração de um novo espaço para atendimento de pessoas com sintomas de Covid, no Hospital Sagrado Coração de Jesus. Destacou, ainda, as limpezas realizadas pelo Executivo, no Alvorada.