Autor do Projeto que cria a Ficha Limpa Municipal, Bruno Leite destaca importância da iniciativa: “vai beneficiar a cidade”

BrunoLeite 08.03.2021Bruno pediu o apoio dos demais vereadores, para a aprovação do Projeto, em tramitação na Câmara11/03/2021 - O vereador Bruno Leite (DEM) é autor do Projeto de Lei 17/2021, que institui a “Ficha Limpa Municipal” para nomear servidores aos cargos comissionados, temporários e prestadores de serviços terceirizados nos Poderes Executivo e Legislativo do município de Monte Mor. Em discurso na sessão ordinária desta segunda-feira (8), o parlamentar comentou a importância da propositura, que passou pela fase de leitura, no Expediente, naquela data. Assista aqui ao pronunciamento.

Bruno pediu o apoio dos demais vereadores, para a aprovação do Projeto, atualmente em tramitação na Câmara. E salientou que iniciativas semelhantes já foram colocadas em prática em outras cidades, evitando que pessoas “mal intencionadas” ocupem tais cargos. Pelo PL, comissionados, temporários e prestadores terceirizados deverão apresentar "certidões de antecedência criminal" das Justiças Federal, Estadual e Eleitoral. “Esse projeto vai beneficiar a cidade inteira e a população”, disse.

A propositura, que ainda depende da apreciação do Plenário, enumera casos em que a nomeação será proibida, incluindo: condenação em decisão transitada em julgado pela Justiça Eleitoral; declaração de inelegibilidade na legislação federal; perda de mandato em decorrência da perda ou suspensão dos direitos políticos; e condenação por crimes contra a administração pública, dentre outros. A proibição se estende à administração direta e indireta dos Poderes Executivo e Legislativo.

PREVIDÊNCIA

No pronunciamento, Bruno também manifestou preocupação com o nível alto da “alíquota de contribuição” do Ipremor (Instituto de Previdência Municipal). Manifestou expectativas de que os dirigentes do órgão encontrem meios de reduzi-la. E afirmou que tem estudado o assunto, reforçando convite para que os demais parlamentares façam o mesmo, visando analisar a estrutura do órgão, as dívidas que o Executivo tem com ela, etc. “Estamos aqui para procurar ajudar, procurar entender a melhor opção para que esse Instituto se mantenha de pé e funcionando por um bom tempo”, afirmou.

PODER EXECUTIVO

O vereador também agradeceu ao diretor de Trânsito, Laércio Maffeis, pelo atendimento a pedidos do seu gabinete. Parabenizou, ainda, o secretário de Saúde, Sílvio Corsini, pela montagem de tenda no Hospital Sagrado Coração de Jesus, garantindo o atendimento das pessoas com sintomas de Covid-19, separado dos demais pacientes. “É de extrema importância para a população”, disse,

DIA DA MULHER

Bruno ainda citou o Dia Internacional da Mulher, celebrado na data. Parabenizou as vereadoras, servidoras da Casa e todas as funcionárias públicas do município. Citou sua esposa, sua mãe e sua sogra. E destacou que o dia das mulheres é “todos os dias”.