Em comitiva de vereadores, presidente Alexandre reivindica, ao Ministério da Saúde, mais recursos para o combate à Covid-19

comitiva ministériodasaúde 18.03.2021Comitiva de vereadores esteve no Ministério da Saúde, em Brasília, apresentando demandas por mais recursos para combate da pandemia19/03/2021 - Nesta quinta-feira (18), uma comitiva de presidentes de Câmaras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) esteve em Brasília, no Ministério da Saúde. Recebidos pelo assessor especial de Assuntos Institucionais do Ministério da Saúde, Henrique Marques Vieira Pinto, o grupo reivindicou o envio de mais recursos para as ações de combate à pandemia na RMC.

Representando Monte Mor, o presidente da Câmara, vereador Alexandre Pinheiro (PTB), fez parte da comitiva, e entregou um relatório sobre a atual situação da cidade. Em postagem nas redes sociais, o parlamentar destacou que o assessor do Ministério da Saúde “nos trouxe notícias boas a respeito da vacina”. “Milhares estão sendo produzidas e logo chegarão nas nossas cidades”, afirmou.

Ainda de acordo com Alexandre, também foram fornecidas informações de como os municípios podem formalizar as reivindicações, “para que mais leitos de UTI AlexandrePinheir HenriqueMarques 18.03.2021O assessor especial de Assuntos Institucionais do Ministério da Saúde, Henrique Marques Vieira Pinto, com o presidente Alexandresejam abertos na nossa região”. Segundo o Ministério da Saúde, é necessário que os prefeitos cadastrem oficialmente suas solicitações por meio do portal do Sistema de Apoio à Implementação de Políticas de Saúde.

Além disso, o assessor do Ministério da Saúde também informou, na reunião, que os prefeitos já podem fazer as contratações de insumos ou medicamentos, necessários ao enfrentamento da pandemia da Covid-19 nos municípios. E que, na sequência, o Ministério da Saúde irá fazer os repasses das aquisições devidamente comprovadas e requisitadas.

O presidente da Câmara destaca que conta com o apoio tanto do Ministério da Saúde - na viabilização de vacinas e demais recursos - quanto com o apoio da própria Secretaria Municipal de Saúde, na realização dos devidos cadastros, no sistema do Ministério.

ARTICULAÇÃO

A viagem ao Ministério da Saúde foi definida em reunião virtual da Associação do Parlamento da Região Metropolitana, da qual participaram, além do presidente da Câmara de Monte Mor, representantes dos Legislativos de Americana, Arthur Nogueira, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Itatiba, Indaiatuba, Jaguariúna, Mogi Mirim. Mogi Guaçu, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Santa Bárbara D’ Oeste e Vinhedo. Realizado na segunda-feira (15), o encontro definiu a comissão que viajou até Brasília, visando cobrar mais recursos para o enfrentamento da Covid-19.