“Investir em esporte e educação é economizar em segurança e saúde”, afirma Danilo Jacob, em entrevista a Rádio Prima“Investir em esporte e educação é economizar em segurança e saúde”, afirma Danilo Jacob, em entrevista a Rádio Prima24/04/2017 – O vereador Danilo Jacob (PDT) pretende continuar atuando em projetos que visem melhorias para a área de esportes. Durante entrevista concedida ao jornalista Eduardo Rage, na Rádio Prima, na última quarta-feira (19), Danilo abordou as prioridades do seu mandato na Câmara e as conquistas obtidas. Ele destacou as melhorias realizadas no campo do Conjunto Desportivo e Cultural “Joaquim Baptista Alves”, o “Joaquinzão” – dentre elas a colocação de alambrado e a ampliação da área, ambas feitas a partir de suas indicações.

Advogado desde 2004, Danilo tem 38 anos, e joga futebol em Monte Mor desde 1987. “Investir em esporte, em educação, é economizar em segurança pública, em saúde”, disse o vereador, que está no segundo mandato consecutivo no Legislativo. Para ele, a recente criação da Secretaria Municipal de Esportes pode permitir um melhor direcionamento das verbas e emendas parlamentares para a área. O vereador pretende agendar uma reunião com o secretário de Esportes, Renato Almeida, para abordar projetos.

“Acredito que fiz um bom trabalho nos últimos quatro anos”, considera o vereador, que justifica a redução do número de votos entre a primeira e a segunda eleição a fatores diversos, dentre eles a ampliação do número de candidatos e o atual cenário de desgaste dos políticos. Ainda na área esportiva, Danilo destacou, na entrevista, a construção de uma área de caminhada, no centro, também feita a partir de sugestões suas ao prefeito Thiago Assis (PMDB). “É mérito do Executivo, mas a gente estava sempre conversando, reivindicando”, disse.

Na entrevista, Danilo Jacob também disse que é favorável a criação de uma lei de incentivos fiscais, que estimule as empresas a investirem em projetos esportivos. Segundo o vereador, essa seria uma forma de criar políticas públicas efetivas na área. Danilo também afirmou que tem reivindicado a iluminação do estádio municipal, além de melhorias nos campos de futebol localizados nos bairros. Para ele, o esporte pode tirar os jovens das ruas, prevenindo o envolvimento com drogas.

Outras reivindicações

Danilo Jacob também ressaltou uma conquista do seu gabinete na área de Segurança Pública: o concurso para Guarda Civil Municipal, realizado há cerca de 2 anos, a partir de sua indicação ao Executivo. De acordo com o vereador, o certame está atualmente em fase de contratação, o que garantirá mais segurança aos munícipes e minimizará a sobrecarga de atividades da Guarda. Na área de saúde, Danilo ressaltou a ampliação do número de médicos na cidade – antiga reivindicação do seu gabinete junto à prefeitura.

Na área da assistência Social, o vereador lembrou que é de sua autoria o projeto de lei que declarou de utilidade pública a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), em 2014. A instituição sem fins lucrativos realiza relevantes trabalhos sociais no município, desde 1950. “É uma entidade bem antiga e que ajuda muita gente”, disse o vereador, lembrando que o título de utilidade pública é um dos requisitos para que a SSVP possa receber verbas governamentais, auxiliando assim a manutenção das suas atividades.

Danilo também comentou o projeto de lei 45/2017, de sua autoria, aprovado por unanimidade, na Câmara. A iniciativa prevê o incentivo ao uso das plantas citronela e crotalária juncea como método natural de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue. De acordo com o vereador, trata-se de plantas repelentes que podem ajudar a resolver o problema da disseminação do mosquito, transmissor da febre amarela, zika e chikungunya, além da dengue. “Projeto semelhante já foi implementado em várias cidades”, afirmou.

Durante a entrevista, ele também explicou as atribuições dos vereadores, que são: “fiscalizar o Executivo, elaborar projetos de lei que não onerem o município e fazer indicações de melhorias ao prefeito”. “O vereador pode sugerir, indicar ao Executivo, e assim o prefeito e equipe realiza ou não o serviço”, disse Danilo, lembrando que muitas vezes a crise financeira não permite a realização, pelo Executivo, do alto número de indicações elaboradas semanalmente pelos vereadores da Casa – em especial aquelas que dependam de verbas.

Cenário político

No bate-papo, que faz parte da série de entrevistas que serão concedidas pelos vereadores ao programa Show da Cidade, Danilo Jacob também justificou o fato de, mesmo sendo da base aliada do prefeito Thiago, ter votado contrário ao projeto de lei que reajustou o valor do metro quadrado territorial dos imóveis. A votação ocorreu em dezembro.  “Sempre votei de acordo com a minha mente e de acordo com a vontade da população”, disse, afirmando que foi contrário ao projeto devido à “situação econômica do país”. “Todo mundo sabe que existia a defasagem no IPTU”, afirmou, ressaltando que o ideal seria realizar o reajuste “de maneira gradativa”.

Na entrevista, Danilo Jacob também comentou a Operação Lava Jato, cuja extensa lista de políticos suspeitos de corrupção foi divulgada recentemente. “Depois dessa Operação as pessoas que fizeram coisas erradas vão pensar duas vezes antes de repetir”, prevê o vereador, lembrando que também “existem pessoas boas na política”.

Ouça a íntegra da entrevista: