Projeto prevê a inclusão do Dia do Voluntariado no calendário oficial de eventos do município

WalDaFarmácia 17.05.2021 PLPL que cria o Dia Municipal do Voluntariado é de iniciativa da vereadora Wal da FarmáciaPor unanimidade, a Câmara aprovou na sessão plenária desta segunda-feira (17) o Projeto de Lei 57/2021, de autoria da vereadora Wal da Farmácia (PSL). A propositura institui no calendário oficial de eventos de Monte Mor o Dia Municipal do Voluntariado - data que será comemorada, anualmente, em 28 de agosto. Assista aqui à íntegra do vídeo da sessão

Na Justificativa do PL, Wal destaca que, “nos dias atuais, os projetos de voluntariado têm contribuído para o exercício da cidadania, bem como para a manutenção e desenvolvimento de iniciativas de diferentes naturezas, e acima de tudo para que o município conte, de forma gratuita, com valorosas participações nos mais diversos segmentos”.

O texto também destaca que “a participação em um projeto de voluntariado enriquece todos os envolvidos”. E cita os próprios voluntários (que desenvolvem "competências e habilidades pessoais"), as entidades (que recebem o apoio) e a sociedade (que se envolve na solução de problemas e na busca por melhor qualidade de vida).

Homenagem

Durante pronunciamento, antes da apreciação do Projeto de Lei, alguns vereadores destacaram a importância da iniciativa. Wal da Farmácia lembrou que o objetivo da propositura é valorizar e homenagear os voluntários. “O voluntariado está fazendo um bom trabalho na cidade”, disse Andrea Garcia (PTB). Vitor Gabriel (PSDB) lembrou que os voluntários nasceram com o “dom de ajudar”, e lamentou que muitas vezes eles são pouco reconhecidos pela sociedade. “A cidade só não parou de vez porque nós temos esses anjos”, completou Professor Fio (PTB). Bruno Leite (DEM) parabenizou os voluntários que atuam em entidades diversas, como no asilo e na Casa do Menor, dentre outros. Camilla Hellen (Republicanos) lembrou que instituições religiosas fazem um bom trabalho na área do voluntariado. “É um excelente Projeto”, complementou Pavão da Academia (MDB), destacando a importância para a cidade. Paranhos (MDB) também citou a atuação de categorias profissionais, como os policiais, guardas municipais e  técnicos de enfermagem. “Parabenizo todos os voluntários anônimos, têm o meu respeito”, disse. Já Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Câmara, citou o trabalho de voluntariado feito pela igreja, e destacou a solidariedade dos brasileiros.