“Poderes são harmônicos, mas não submissos”, diz Paranhos, citando visita do prefeito à Câmara

Paranhos 31.05.2021.discursoO vereador Paranhos, em discurso na sessão plenáriaO vereador Paranhos (MDB) voltou a criticar o prefeito Edivaldo Brischi (PTB) e sua equipe, durante discurso na sessão ordinária da última segunda-feira (31). O parlamentar comentou uma visita feita pelo chefe do Poder Executivo à Câmara, na semana passada. E parabenizou a direção do Poder Legislativo, que, segundo ele, “de forma cortês e jurídica”, demonstrou no encontro as diferenças dos papéis da Câmara e da prefeitura. “Os poderes são harmônicos, mas não são submissos”, salientou.

Paranhos também citou a necessidade de edição de emendas corretivas a Projetos da prefeitura, apreciadas na última sessão plenária. E disse que tal fato demonstra a “fragilidade” ou “equipe ruim” do prefeito. Ele também reclamou que o Executivo removeu, sem nenhuma “diplomacia”, uma servidora da Frente de Trabalho que atuava na Câmara. “Não é esse o tratamento que nem o servidor nem a Casa merecem”, disse, mencionando que tal situação reflete um “verdadeiro autoritarismo”.

TRANSPORTE PÚBLICO

No discurso, o parlamentar também pediu que o prefeito faça as marcações necessárias nas vias públicas e construa os pontos de ônibus nas avenidas, com coberturas. “Dê a dignidade pra população, naquilo que é de competência e responsabilidade do município”. Abordou, ainda, os problemas do transporte público municipal, alvo de frequentes reclamações de moradores - assunto que inclusive foi alvo de promessa de campanha do prefeito. “Eu acho que ele foi até um aventureiro, quando ele prometeu e agora ele não consegue [cumprir]. Mas o que é da prefeitura, que ele cumpra”.

CAMPANHA SALARIAL

Paranhos também comentou que na última semana foi realizada reunião sobre a “campanha salarial” dos servidores públicos. “É a primeira vez que, num primeiro mandato, o prefeito não participa. E sua equipe, magistral, que não consegue resolver nem os projetos da Câmara, sempre fala não [para os pleitos]”, reclamou, citando a ausência do chefe do Executivo, no encontro.

SEGURANÇA PÚBLICA

Ele ainda criticou o Projeto de Lei 68/2021, de autoria do vereador Nelson Almeida (Solidariedade), em tramitação na Câmara. A propositura instituiu o “Programa Empresa Amiga da Segurança Pública”, no município. “A segurança pública não comporta tal situação”, afirmou, lembrando que  isso poderia gerar conflitos de interesse ou até mesmo impedir as ações policiais.