“Apesar de não termos aprovado a Emenda, nós vencemos, porque discutimos o assunto”, diz Paranhos

Paranhos 21.06.2021“A prefeitura é de vocês, é de todos nós. Todos nós merecemos ter oportunidades”, afirmou Paranhos, se colocando à disposição da sociedadeO vereador Paranhos (MDB) voltou a abordar a Emenda Aditiva 1/2021, que foi rejeitada pelo Plenário da Câmara por sete votos contrários, seis favoráveis e uma abstenção, na sessão da semana passada. A propositura - de iniciativa de Bruno Leite (DEM) e também assinada por ele, Beto Carvalho (MDB) e Camilla Hellen (Republicanos) - previa a inclusão de trecho contra o nepotismo no Projeto de Lei 43/2021, do Poder Executivo, vedando a contratação sem concurso de parentes de agentes políticos.

“Apesar de não termos aprovado a Emenda, nós vencemos. Porque discutimos o assunto, porque tivemos ‘seis votos e meio’, e porque não vamos desistir. A população se sentiu representada por essa Casa, mesmo não tendo sido aprovada”, afirmou Paranhos, durante discurso na sessão desta segunda-feira (21). “Nossa missão é servir e proteger. A prefeitura é de vocês, é de todos nós. Todos nós merecemos ter oportunidades”, afirmou o parlamentar, se colocando à disposição da sociedade.

PASSADO

No pronunciamento no Plenário, Paranhos agradeceu aos vereadores que, assim como ele, foram favoráveis à Emenda Aditiva. “Vocês me representam”, afirmou, também fazendo saudação aos parlamentares que foram contrários à propositura, por terem “debatido o assunto”. Ele também afirmou que reside em Monte Mor desde 1983, e mencionou situações de preconceito que eram vivenciadas por moradores da região dos bairros, no passado. “Sou do tempo onde ser dos bairros e vir até o centro [causava situações nas quais] nós éramos discriminados”, relatou.

Ele ainda citou, como exemplos: a exigência de “boa aparência” em anúncios de empregos, publicadas em jornais naquela época; as discriminações sofridas por jovens da periferia que frequentavam uma danceteria no centro; e até mesmo a necessidade de indicação - que muitas vezes partia de ex-vereadores - para se conseguir trabalhar em empresas privadas do município. O parlamentar relatou que, mediante essas dificuldades, ingressou por concurso no serviço público; e que a Emenda Aditiva antinepotismo visava, exatamente, combater situações de privilégio na administração pública.