Queimada em terreno privado: Paranhos pede “atuação muito forte” de secretário do Meio Ambiente

Paranhos 08.09.2021“A queimada teve uma extensão tão grande, que tomou todo o município, pela fumaça e pela fuligem”, reclamou ParanhosO vereador Paranhos (MDB) solicita uma “atuação muito forte” do secretário municipal de Meio Ambiente, Bruno Ross Matheus, em relação ao caso envolvendo uma queimada de grandes proporções, ocorrida recentemente. “Nós tivemos uma queimada de grande extensão da palha da cana-de-açúcar, naquela propriedade [que] salvo se eu estiver enganado, [seria] de responsabilidade do grupo Raízen, antiga usina Cosan”, afirmou o parlamentar, na sessão ordinária nesta quarta-feira (8). Ele pediu que o secretário encaminhe sua fala à empresa, demonstrando a indignação da sociedade; e que, além disso, “tome todas as medidas, para que isso não volte a ocorrer”.

“A queimada teve uma extensão tão grande, que tomou todo o município, pela fumaça e pela fuligem [...] Nós ficamos por horas sem conseguir respirar. A queimada deu início no período da tarde, e entrou noite adentro. Então, eu solicito que ele [o secretário municipal] faça [com] que a lei seja cumprida”, afirmou Paranhos, destacando que indústrias de álcool e cana devem manter brigadas de incêndio para combater todo tipo de queimada, criminosa ou não. “Se eles têm essa brigada, ela não funcionou”, disse. O vereador também lembrou que é autor de Indicação, ainda não atendida, que pede ao Poder Executivo a edição de um Projeto de Lei (PL) visando proibir as queimadas.

VALORIZAÇÃO

Paranhos também parabenizou a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindsmor), Márcia Muniz; o diretor de administração e Finanças, Adelício Paranhos; e o cantor Tio Leny, pelo ato realizado na semana passada, em prol da valorização dos profissionais da área da saúde. O vereador ressaltou que existem outros setores da prefeitura que pretendem realizar atos semelhantes. “Isso é só o início. Nós vamos travar uma luta muito forte, em prol da valorização do servidor”, disse.

No seu pronunciamento no Plenário da Câmara, o parlamentar também elogiou todos os servidores públicos municipais; e lamentou que “governos não valorizam os melhores, aqueles que têm ficha administrativa limpa”. Ele citou que o projeto da Ficha Limpa aprovado pela Câmara não contempla os profissionais que respondem a processos administrativos, mas apenas os já condenados. E sugeriu que o prefeito observe as “fichas individuais” dos servidores, nas nomeações de primeiro escalão.