Paranhos, sobre secretário de Saúde: deixar de receber vereador significa ignorar a população

Paranhos 08.11.2021 Discurso“Para nossa surpresa, ele [o secretário] não tem recebido os vereadores, como se isso fosse facultativo”, lamentou ParanhosO vereador Paranhos (MDB) manifestou sua indignação com o novo secretário municipal de Saúde, José Gonçalves de Camargo, que se recusou a receber parlamentares para debater assuntos de interesse público, recentemente. “Nós não o conhecemos, mas conhecemos todo o município, e representamos toda a população de Monte Mor […] Deixar de receber a demanda do vereador é o mesmo que ignorar a população, e [...] não vamos tolerar isso, em hipótese alguma”, disse.

Em discurso na sessão da Câmara, na segunda-feira (8), Paranhos criticou a postura do titular da Saúde. “Um secretário que não conhece Monte Mor. Mais um presente do nosso desprefeito”, disse, mencionando o neologismo criado por ele próprio para criticar o prefeito Edivaldo Brischi (PTB).  “Para nossa surpresa, ele [secretário] não tem recebido os vereadores, como se isso fosse facultativo”, afirmou, lembrando que os parlamentares “estão aqui para ajudar, orientar, mas também fiscalizar”.

O vereador citou que, desde que assumiu a pasta, no início de outubro, Camargo vinha “sendo muito bem tratado”, e foi “acolhido pelo município”. Afirmou, inclusive, que a Câmara estava tendo “o equilíbrio de aguardar e dar o tempo necessário para que ele iniciasse um trabalho realmente produtivo”. Mas que, no seu ponto de vista, a falta de diálogo teve início com atitude do próprio prefeito, que excluiu alguns vereadores, inclusive ele, do evento de apresentação do gestor da Saúde.

“Isso é sinônimo de um governo autoritário, completamente perdido e totalmente despreparado”, disse Paranhos sobre a falta de diálogo e a dificuldade enfrentada por vereadores. Ele também alertou que o seu gabinete não faz “simplesmente politicagem”, mas exerce política. “Nosso exercício [do cargo] será duro, dentro do limite da lei”, relatou. Na data, o Plenário aprovou Requerimento, também assinado por Paranhos, que convoca o secretário para prestar esclarecimentos na Casa (leia aqui).