“Precisamos saber o que aconteceu com o dinheiro do nosso município”, diz Beto Carvalho

BetoCarvalho 16.11.2021“Porque é dinheiro público, e eu estou fazendo o meu papel de vereador: que é fiscalizar cada centavo que o contribuinte pagou para nossa cidade”, relatou Beto Carvalho“Nós sabemos o que passou aqui, esse redemoinho que passou em nossa Saúde. Não vai ser fácil consertar. E, por não ser fácil consertar, eu quero o dinheiro de volta. Se tiraram dinheiro da nossa cidade, eu quero de volta. E se para isso tiver que sair alguém algemado, vai sair”. Com essa declaração, o vereador Beto Carvalho (DEM) defendeu a abertura de uma investigação, na Câmara, para apurar os problemas vivenciados pelo município, na área da saúde, e possíveis irregularidades. 

Em discurso no Plenário, na última terça-feira (16), Beto disse que recebeu denúncias sobre o assunto. E que acredita que terá o apoio dos demais parlamentares, seja para abrir uma Comissão Processante (com base no Decreto-Lei 201/67) ou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI). “Nós não podemos deixar passar em branco. Já mandou o secretário [de Saúde] embora, mas o buraco ficou. E tem gente sofrendo até hoje”, disse, citando inclusive as dificuldades enfrentadas pelo novo titular da pasta.

“Nós precisamos saber, realmente, o que aconteceu com o dinheiro do nosso município”, disse Beto, em seu pronunciamento na sessão plenária. “Porque é dinheiro público, e eu estou fazendo o meu papel de vereador: que é fiscalizar cada centavo que o contribuinte pagou para nossa cidade”, relatou, não descartando a possibilidade de que as investigações - que vão depender da aprovação do Plenário - possam levar, inclusive, à perda do mandato do prefeito e de demais agentes públicos envolvidos. 

TAXA DO LIXO

Beto também manifestou sua contrariedade ao Projeto de Lei (PL) 121/2021, do Poder Executivo, que sugeria a criação da “taxa pela utilização efetiva ou potencial do serviço público de manejo de resíduos sólidos urbanos”, conhecida como “taxa do lixo”. “Não é momento de se colocar taxa para os munícipes [...] Estamos passando por uma pandemia, onde o pessoal perdeu emprego, quem era autônomo perdeu sua empresa”, afirmou, citando ainda a alta dos preços dos combustíveis. “Eu jamais votarei contra o contribuinte”, completou. O PL foi rejeitado por unanimidade.

Foto Lado a Lado