Fio sugere que pontos de alagamento sejam mapeados, para viabilizar estratégias de prevenção

ProfessorFio 14.02.2022 Discurso“Vamos lutar juntos para que isso aconteça. E para que a gente possa efetivamente diminuir esses pontos de alagamento”, disse Professor FioO vereador Professor Fio (PTB) defende que a Câmara contrate uma assessoria ambiental para mapear as áreas, nascentes e pontos de alagamento do município, visando construir estratégias para evitar ou minimizar os impactos das enchentes. Na sessão ordinária de segunda-feira (14), o parlamentar disse que a sugestão - que será levada ao presidente do Poder Legislativo, Alexandre Pinheiro (PTB), em memorando - foi proposta em debates na Comissão Mista da Câmara, que engloba a temática do meio ambiente, e na Comissão Somar (Saneamento, Organização, Manutenção de Água e Resíduos).

No pronunciamento, Fio citou o trabalho desempenhado por voluntários e parlamentares, inclusive a partir da busca de recursos e de campanhas de arrecadação de doações. “Mas nada disso vai importar se, o ano que vem, nesse período, a gente não tiver um trabalho efetivo, algo que ao longo do ano seja feito”, relatou, destacando que, em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi informado que a pasta não possui esse tipo de assessoria. Ele defendeu um trabalho conjunto, de auxílio mútuo, para “trazer estratégias para que isso não ocorra, ou pelo menos para amenizar”.

“Porque, senão, no ano que vem vai ser a mesma coisa, com as enchentes”, afirmou, defendendo o trabalho preventivo. “Vamos lutar juntos para que isso aconteça. E para que a gente possa efetivamente diminuir esses pontos de alagamento”, concluiu Fio, na sessão plenária da Câmara -  ocasião em que também citou as ações sociais promovidas pelo projeto Colina City (que arrecadou seis cestas básicas, “que foram destinadas a algumas famílias carentes”) e pelo Festival Solidário (que, também arrecadou mais de 14 cestas, que serão entregues aos atingidos pelas enchentes).