Camilla explica que Câmara não “deu aumento”, mas correção inflacionária aos servidores

CamillaHellen 21.02.2022 03“Siga a Casa [Legislativa], que deu 18% para os servidores”, recomendou Camilla, ao Executivo, visando reajuste para todas as categorias do funcionalismo públicoA vereadora Camilla Hellen (Republicanos) esclarece que, diferente do divulgado em redes sociais, a Câmara não “deu aumento aos vereadores”, mas apenas a correção de perdas inflacionárias. Na sessão ordinária de segunda-feira (21), a parlamentar salientou que o reajuste, viabilizado pelo Projeto de Lei 2/2022, aprovado em janeiro, “na verdade não beneficiou os vereadores, como foi colocado [por internautas]. Mas os servidores da Casa, primeiramente, e consequentemente nós, vereadores, também”. O percentual concedido aos vereadores é menor que o aplicado aos funcionários, inclusive.

Sancionada pelo Poder Executivo, a lei garantiu o reajuste de 18,88% para os funcionários e servidores do Poder Legislativo, “para reposição das perdas inflacionárias dos anos de 2019, 2020 e 2021”. Já os vereadores tiveram os subsídios reajustados em 10,06%, “correspondente ao índice do IPCA-IBGE acumulado de 2021”. “Isso é algo que tem que ser repassado para toda a municipalidade. Todos os servidores estão com os salários defasados. Tem que ser feita a correção. Os professores, o pessoal da saúde, que trabalhou um ano cheio de complicações referentes à pandemia”, disse Camilla.

No pronunciamento, a parlamentar também comentou que diversos professores têm procurado seu gabinete, reivindicando a reposição das perdas salariais. Ela recomendou que o governo municipal precisa se atentar para o caso. “Siga a Casa [Legislativa], que deu 18% para os servidores”, recomendou Camilla, para todas as categorias do funcionalismo público. De iniciativa da Mesa Diretora, o Projeto 2/2022 contempla, em sua Justificativa, documento elaborado pelo setor de Contabilidade da Câmara, no qual são detalhados os percentuais do IPCA aplicados.

INDICAÇÕES

“Fizemos várias Indicações no ano passado, e esse ano estamos repetindo algumas, pela necessidade”, comentou Camilla, na sessão, destacando que tais proposituras refletem as reivindicações dos munícipes. “Geralmente nós fomos procurados por moradores, que solicitaram aquela benfeitoria, aquela melhoria para o bairro”, comentou, destacando a Indicação 24/2022, que pede “o reparo e manutenção do telhado da escola Miguel Jalbut”, que sofre com problemas na estrutura, após as chuvas; e a Indicação 40/2022, que pede operação tapa-buracos em via pública do São Clemente.