Paranhos critica fala sexista de deputado e defende o combate a todo tipo de discriminação

Paranhos 07.03.2022 Discurso“Dia das mulheres para mim não é balela. Mas para essa sociedade hipócrita [é]”, disse ParanhosNa sessão ordinária da última segunda-feira (7), o vereador Paranhos (MDB) comentou as falas machistas e sexistas do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), que enfrenta processo no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado. Na véspera do dia Internacional das Mulheres, Paranhos defendeu que a atitude do deputado - que ofendeu as refugiadas ucranianas, em áudios vazados na internet - seja utilizada “justamente para combater essa discriminação, de todo o tipo: contra as mulheres, de gênero, contra negros, contra obesos, contra pessoas em condição de rua”.

No pronunciamento, Paranhos ressaltou que a atitude do parlamentar paulista demonstrou “que o cidadão brasileiro trata essa questão [dos direitos das mulheres] como balela”. “É inacreditável”, afirmou o vereador, manifestando repúdio às falas. Conhecido como Mamãe Falei, Arthur do Val viajou até o leste europeu, no conflito na Ucrânia, e chegou a “fazer uma analogia com baladas da capital”, ao visualizar uma fila de refugiadas de guerra. “Aquelas mulheres que estão ali, sem seus maridos, sem seus filhos, refugiadas. E ele [o deputado] as olhando sexualmente”, criticou.

O vereador ainda lembrou o caso envolvendo pessoas em situação de rua, que teriam sido expulsas pelo prefeito de Monte Mor, Edivaldo Brischi (PTB), no ano passado, gerando repercussão no “cenário nacional”. Ele salientou que a atual atitude do deputado estadual “conseguiu superar” o “ato desastroso do prefeito”. “O cara conseguiu traduzir o pior dos sentimentos que a gente pode buscar num ser humano, que não tem nada de humano”, disse Paranhos. “Dia das mulheres para mim não é balela. Mas para essa sociedade hipócrita [é]”, completou, na sessão plenária da Câmara.

REAJUSTE

Paranhos citou a reunião que seria realizada na terça-feira (8), na qual o prefeito apresentaria a proposta de reajuste dos servidores do Poder Executivo. Ele acrescentou que o sindicato faria uma transmissão na internet, sobre o assunto. E convidou os servidores para assembleia geral na quinta (10), em frente à prefeitura. “Com a possível não aceitação [da proposta de reajuste do Executivo], vai haver a deliberação se vai ser desencadeada ou não uma greve”, salientou o parlamentar.