Câmara e Secretaria de Educação assinam parceria para que estudantes visitem o Legislativo

Geral elemmor 19.04.2022Representantes da Secretaria de Educação e da Escola do Legislativo, com o presidente da Câmara, durante assinatura de termo de parceria: projeto “Estudantes Visitam a Câmara” deve envolver os 609 estudantes do 9º ano da rede pública municipalFoi assinado nesta terça-feira (19) o termo de parceria entre a Câmara e a Secretaria Municipal de Educação, visando à execução do projeto “Estudantes Visitam a Câmara”. O evento contou com a presença do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente do Poder Legislativo, e dos servidores efetivos da Casa e membros da Escola Legislativa, Márcio Ramos (diretor), Marcos Roberto de Oliveira (secretário) e Gisele Cristina Pereira (apoio). Representando a Secretaria de Educação, participaram: a titular da pasta, professora Sandra Regina Cruz Fernandes Bruzon, e a professora Livia Sgarbosa, da Coordenação Pedagógica.

Em 2022, o projeto “Estudantes Visitam a Câmara” será realizado em parceria com a Secretaria de Educação, envolvendo os 609 estudantes do 9º ano da rede pública municipal, sendo 45 do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e 564 alunos do ensino regular. Segundo a Escola Legislativa, o projeto pretende estimular os estudantes a exercerem a cidadania ativa e responsável, ao conhecer o funcionamento da Câmara e as funções dos vereadores.

A Secretaria de Educação, através da coordenação pedagógica e de professores de História, trabalharão em sala de aula com os alunos, fornecendo informações sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e abordando as importâncias, funcionalidades e composições.

No prédio da Câmara, os alunos farão um tour pelos setores administrativos e legislativos, para conhecer os servidores e vereadores; participarão de palestra; assistirão vídeos sobre o trabalho da Câmara; e ouvirão experiências e práticas legislativas de parlamentares. O transporte dos estudantes será por conta da Secretaria de Educação.

De acordo com Márcio Ramos, a intenção da Escola Legislava é diminuir a distância entre o Poder Legislativo e a comunidade, estimular os estudantes a participarem da vida política e, ao chegar no Ensino Médio, se interessarem em participar do Parlamento Jovem - programa que também é desenvolvido pela Escola.

“Por entender que o conhecimento da história da cidade e da Câmara Municipal é fundamental para o  desenvolvimento da cidadania participativa, a Câmara formatou um material que será entregue aos estudantes na visita”, afirma o diretor da Escola Legislativa. Esse material, disponível na íntegra neste link, reproduz conteúdos históricos que foram publicados em 2008 na ‘’Revista da Câmara de Monte Mor’’ em consulta realizada no livro ‘’Nossa Terra, Nossa Gente’’, de autoria de Nazário Eugênio Malaquias.

GALERIA DE IMAGENS

Registros da reunião na qual foi assinado o termo de parceria entre a Câmara e a Secretaria de Educação: projeto “Estudantes Visitam a Câmara” será realizado em parceria com a pasta, e deve envolver os 609 estudantes do 9º ano da rede pública municipal

CALENDÁRIO DAS VISITAS

Fonte: Escola do Legislativo