Aprovados PLs que dão nome a praças do Chácaras São Francisco e a rua do Jardim Vila Rica

1657027379331193Os vereadores Altran e Alexandre Pinheiro, autores dos Projetos de Lei que dão nomes a vias públicas, aprovados pelo Plenário nesta segunda-feira (4)Por unanimidade, a Câmara aprovou três Projetos de Lei (PLs) que dão nomes a vias públicas do município. Duas das proposituras são de iniciativa do vereador Altran (MDB), e a terceira matéria é de autoria do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), presidente da Casa. As votações, em bloco, foram realizadas no Plenário, durante a Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira (4).

De Altran, os PLs 82 e 83 dão nome às praças 1 e 2 do Loteamento Chácaras São Francisco, que passarão a se chamar, respectivamente, “Praça João Santos Mingato” e “Praça União da Vitória”. Já o PL 94/2022, de Alexandre, dá nome a Rua Um do Jardim Vila Rica, que passará a se chamar “Rua Dirceu Leite da Silva”. As proposituras dependem da sanção do Poder Executivo. 

A IMPORTÂNCIA

A relevância dos Projetos foi abordada pelos seus autores, instantes antes da votação (assista aqui). Altran agradeceu a familiares de João Santos Mingato, presentes no Plenário. “Vereador está aqui para atender a população, muito obrigado”, afirmou o parlamentar, que solicitou, ao vereador Professor Adriel (PT), que fizesse a leitura, na íntegra, dos PLs 82 e 83, de sua autoria.

Alexandre Pinheiro relatou que estava “muito contente” por ser autor do PL 94. E, emocionado, leu a íntegra da biografia de Dirceu Leite, escrita pelo primo, Wagner José da Silva, presente no Plenário. “Ele foi para mim um amigo, um irmão”, afirmou o parlamentar, que também fez a leitura de mensagem de agradecimento enviada pelo ex-vereador Eudice Leite, irmão do homenageado.

JUSTIFICATIVAS E BIOGRAFIAS

Altran 04.07.2022 leiturasPLsAltran, autor dos PLs 82 e 83, e Professor Adriel, que leu as justificativasConforme a Justificativa do PL 82, João Mingato, que passará a dar nome à Praça 1 do Chácaras São Francisco, foi o fundador do loteamento. “Ele era dono do local, um sítio na época, e decidiu realizar o desmembramento da sua propriedade em lotes de aproximadamente 1.000 m², nascendo então as pequenas chácaras que hoje formam o [local]”, diz o texto, que também cita outras ações do homenageado, como a construção de uma lagoa, “que fica no interior do bairro”, além de “obras que resultaram na harmonização e embelezamento do local”. 

Já o PL 83 trata do novo nome a Praça 2. “O nome sugerido é resultado da vontade dos moradores locais que, unidos, reuniram-se em assembleia na data de 29.01.2022 e, de forma unânime, manifestaram concordância pela denominação da referida praça como ‘Praça União da Vitória’, registrando em ata o ato de vontade dos moradores”, diz Altran, na Justificativa da propositura. O texto acrescenta que “os moradores, de forma legítima e organizada, lutam por melhorias no bairro onde moram bem como também trabalham em prol do desenvolvimento local”. 

AlexandrePinheiro 04.07.2022 leituraPLsAlexandre Pinheiro lê o PL 94Nascido em Fátima do Sul (MS), Dirceu Leite “chegou em Monte Mor ainda criança, com doze anos de idade, no dia 14 de fevereiro de 1986”, diz Alexandre, na Justificativa do PL 94. “Ele foi membro da Igreja Quadrangular, “onde sempre cooperava para melhorar a vida de todos que passavam pela igreja em busca de ajuda”, e também colaborou, “mesmo de menino, para a construção da igreja São Francisco de Assis, que hoje é Matriz”. Faleceu em 23 de junho de 2016, “dois dias depois de completar 43 anos de idade [...], deixando um legado de fé e esperança”. 

Na sessão, também foi aprovado por unanimidade o Veto 2/2022, do Executivo, ao Projeto de Lei 60/2022, da vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO). Em comentário, a parlamentar explicou que o veto ocorreu devido a erro do Poder Executivo (o que ocasionou a denominação de uma mesma rua duas vezes), e disse que fará homenagem ao senhor Alberto Tameiros, em nova propositura. “Peço que votem 'sim' ao veto do senhor prefeito. Porque não foi erro desta Casa Legislativa, não foi erro desta vereadora. Mas, sim, do Executivo, infelizmente, mais uma vez”, salientou.

Foto Lado a Lado