Mudanças na educação: Fio pede que secretária se reúna com professores e apresente estudos

ProfessorFio 22.08.2022 02Professor Fio considera que a transformação das escolas da rede municipal em unidades de tempo integral não deveria se iniciar por colégios grandesO vereador Professor Fio (PTB) considera que a secretária municipal de Educação deveria realizar uma “grande reunião”, com todos profissionais da educação, para detalhar o projeto de mudanças na área, com a conversão de algumas escolas em unidades de período integral. Na sessão ordinária desta segunda-feira (22), o parlamentar disse que foi procurado por diversos professores, que estão “assustados” com as notícias de que haveria mudanças em suas rotinas de trabalho.

Segundo ele, professores que sempre atuaram numa mesma escola, e que têm bom rendimento em índice de avaliação, teriam que ser remanejados para outras instituições. No discurso, Fio explicou que tais profissionais não sabem “como vai ser” tal mudança, e “como [ela] vai acontecer”. Ele defendeu que, além de esclarecimentos aos vereadores, a secretária deveria agendar um encontro, com todos os professores, para explicar essa reestruturação, inclusive apresentando estudos.

O parlamentar considera que a transformação das escolas da rede municipal em unidades de tempo integral não deveria se iniciar por colégios grandes, como o Miguel Jalbult, que atende centenas de alunos. Para ele, a proposta, se colocada em prática, deveria ter início com projeto piloto, em uma escola menor, da forma como foi realizado na rede estadual de ensino, por exemplo. Fio espera que a secretária agende encontro com os profissionais “diretamente prejudicados com essa ação”.

Em aparte, o presidente da Câmara, Alexandre Pinheiro (PTB), informou que  a secretária Sandra Bruzon agendou reunião com os parlamentares para esta quarta-feira (24), às 14 horas, para falar sobre o assunto. Na sessão plenária, Professor Fio havia manifestado expectativa de que a reunião de fato se efetive, tendo em vista que tentou agendar, sem sucesso, um encontro com a titular da pasta, para abordar problemas relativos à merenda escolar. “Até agora, nada”, reclamou. [NOTA: A reunião foi realizada, notícia em breve].