Wal da Farmácia repudia decisão do STF que suspendeu o piso salarial da enfermagem

WalDaFarmácia 05.09.2022 02A vereadora Wal da Farmácia, na sessão plenária da CâmaraNa sessão ordinária da última segunda-feira (5), a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) manifestou seu repúdio à decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem e deu prazo de 60 dias para que entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro da proposta.

No pronunciamento, Wal disse estar de luto “pela saúde, pelo salário dos profissionais de saúde”. E destacou que as duas Casas do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado, possuem comissões de Justiça e Redação, que deveriam ter analisado a questão. “Impossível [imaginar] que eles não pediram o impacto financeiro para o governo, para a União”, afirmou, no Plenário.

GUARDAS MUNICIPAIS

A parlamentar disse estar “entristecida” com a recente decisão da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que vedou a atuação da guarda municipal como força policial. “Não desmerecendo a [Polícia] Civil, a [Polícia] Militar na nossa cidade. Mas quem faz o trabalho árduo na nossa cidade é a Guarda Municipal”, afirmou, ressaltando que Monte Mor sairia perdendo.

AGRADECIMENTO E COBRANÇAS

Wal também agradece à prefeitura pelo envio, para apreciação da Câmara, do Projeto de Lei Complementar que prevê os critérios para desdobro de lotes. Além disso, voltou a cobrar, do Poder Executivo, o envio do plano de carreira da área da saúde e do estatuto dos motoristas de ambulância, e a regularização do Serviço de Atendimento Emergencial (SAE) e “regulamentação dos auxiliares de enfermagem [do município] para técnicos” de enfermagem.