Camilla Hellen: lei municipal deve ser atualizada, prevendo educação bilíngue de surdos

CamillaHellen 29.11.2022 DiscursoCamilla Hellen: mudanças servirão “para que as escolas possam se adequar a essa legislação e contemplar essa acessibilidade para as crianças surdas do município”Presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Transtornos, a vereadora Camilla Hellen (Republicanos) participou recentemente de reuniões do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência. Na sessão ordinária da Câmara, realizada na terça-feira (29), a parlamentar comentou o assunto.

Segundo Camilla, o colegiado decidiu propor mudanças na legislação municipal, que está um pouco “defasada, ultrapassada”. “Tem alguns pontos que precisavam ser alterados e nessa reunião nós tratamos a esse respeito”, frisou, citando que norma do município precisa ser atualizada, incluindo a previsão de educação bilíngue de surdos, que já consta de lei federal

No discurso, a vereadora ressaltou que as mudanças servirão “para que as escolas possam se adequar a essa legislação e contemplar essa acessibilidade para as crianças surdas do município”. “Que através dessa diretriz elas possam ter um melhor ensino, um melhor desenvolvimento. É para isso que o Conselho foi ativado, assim como a Comissão”, disse.

Camilla ainda comentou que, na reunião ordinária do dia 22, do Conselho da Pessoa com Deficiência, foram definidos a “executiva, conselheiros e membros” do órgão colegiado. E que, no dia 23, ocorreu encontro extraordinário, do órgão, no qual foi definida a realização da primeira caminhada inclusiva, em data a ser definida posteriormente.