Novembro Azul: PL aprovado prevê a prevenção e a detecção precoce do câncer de próstata

MilzianeMenezes 13.02.2023 PL152 01“Fazendo a prevenção, evita[-se] que a doença venha a matar”, frisou Milziane Menezes, destacando que cobrará a implantação de estratégias nas unidades de saúdeCom o objetivo de incentivar ações de “prevenção e detecção precoce do câncer de próstata no município”, a Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 152/2022, da vereadora Milziane Menezes (PSDB). A propositura, votada na sessão ordinária desta segunda-feira (13), institui o chamado “Novembro Azul” - mês de conscientização sobre a enfermidade. O texto segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

“Nas edificações públicas municipais, sempre que possível, será procedida a iluminação em azul e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização, alusivos ao tema, durante todo o mês de novembro”, estabelece artigo do PL. O texto também cita, dentre os objetivos, “contribuir para a redução dos casos oncológicos” e “refletir sobre as diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas”, inclusive envolvendo entidades públicas e privadas.

O Projeto de Lei aprovado revoga a Lei Municipal 1532/2011, que, dentre outros fatores, previa ações preventivas exclusivamente na última semana do mês de novembro. “Na realidade, é muito importante focar neste assunto sério durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de Novembro. No entanto, o mês [...] é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais”, afirma Milziane.

Na Justificativa do PL, a parlamentar ainda menciona que o câncer de próstata “afeta e mata milhões de homens, se não [for] diagnosticado a tempo”. Ela também afirma que a doença é “incomum em homens de 50 anos ou menos”, e que, depois dessa idade, torna-se mais comum a cada década. “Fazer exames de detecção precoce após essa idade é importante. Quanto mais precocemente se diagnostica um tumor, maiores são as chances de cura”, diz.

CAMPANHAS

“É importante que aconteçam as campanhas com o envolvimento de toda a sociedade, em especial os homens, juntamente com o poder público, e esta proposição vem somar esforços para uma vida saudável”, afirma a parlamentar, no PL. “A procura é mínima, dos homens, na Saúde. Não fazem exames, não correm atrás”, disse, em discurso no Plenário. “Fazendo a prevenção, evita[-se] que a doença venha a matar”, frisou Milziane, reforçando que cobrará as autoridades para que estratégias sejam implantadas nas unidades de saúde do município.

MULTIMÍDIA

• Parlamentares comentaram o Projeto; assista