Matérias de Wal da Farmácia defendem educação ambiental e instalação de ecopontos

WalldaFarmaciaDiscurso 27 03 2023Na sessão plenária, Wal da Farmácia também destacou que, em 2022, encabeçou Requerimentos de Urgência que viabilizaram votações importantesNa sessão ordinária da última segunda-feira (27), a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) comentou proposituras de sua autoria que defendem o meio ambiente. A partir do Projeto de Lei (PL) 30/2023, em tramitação na Câmara, a parlamentar sugere a criação da “Semana de Conscientização sobre a Reciclagem”, com realização de atividades educativas, na semana de 17 de maio. Já a Indicação 214/2023, enviada à prefeitura, propõe a instalação de ecopontos. 

Em seu pronunciamento, Wal salientou a importância de incentivar a população a fazer a separação do lixo, a partir de estratégias de educação ambiental - inclusive nas escolas, como previsto na Lei Municipal 2314/2016. Além disso, ela ressaltou que o Poder Público deve disponibilizar locais específicos para o descarte de materiais recicláveis, restos de construção civil e móveis, dentre outros, como já ocorre em outras cidades, como em Hortolândia. 

URGÊNCIA ESPECIAL

Wal também citou “falas da sessão [ordinária da semana] passada”, e pediu uma reflexão sobre votações em regime de urgência. Na ocasião, o presidente da Casa, Altran (MDB), havia afirmado que muitas vezes projetos “sem pé, sem cabeça” são votados em urgência.

A parlamentar destacou que, em 2022, encabeçou Requerimentos de Urgência que viabilizaram votações como: pagamento de servidores, “auxílio nutricional aos servidores inativos e pensionistas” e reajuste de auxiliares de enfermagem, técnicos e enfermeiros. 

A fala do presidente se deu no contexto de defesa da votação, em urgência, de Projeto sobre concessão de título de cidadã montemorense. Wal, apesar de favorável à homenagem, criticou a votação urgente, por considerar que a situação não era prevista no Regimento Interno.

Foto Lado a Lado