Parlamento Jovem: primeiras escolas recebem palestras sobre o Legislativo municipal

Palestra EscolaJoanaAguirre 29.03.2023Palestra realizada pela Escola do Legislativo, na Escola Joana Aguirre, reuniu cerca de 80 estudantes do Ensino Médio. Atividade contou com a presença do presidente da Câmara, vereador AltranAs escolas estaduais Governador Mário Covas, no Jardim São Clemente, e Professora Joana Aguirre, no Jardim Bela Vista, sediaram palestras organizadas pela Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor). As atividades, integrantes do Programa Parlamento Jovem de 2023, foram realizadas, respectivamente, na última terça-feira (28) e quarta-feira (29). 

Segundo o diretor da Elemmor, Márcio Ramos, os estudantes participaram ativamente, “prestando atenção, perguntando e se posicionando de forma crítica”. “Fiquei impressionado com a demonstração de interesse da juventude montemorense e o senso crítico dos estudantes”, afirma, ressaltando que as duas escolas possuem Grêmio Estudantil.

O presidente da Câmara, vereador Altran (MDB), também participou do evento na Escola Joana Aguirre, expondo a função dos parlamentares. Já Márcio Ramos, da Elemmor, falou sobre a importância do Poder Legislativo local e a sua relação com os demais Poderes constituídos, nas palestras das duas escolas estaduais, inscritas no Programa. 

Segundo a Elemmor, 110 alunos das três séries do Ensino Médio da Escola Governador Mário Covas participaram das palestras. Nessa unidade de ensino, a professora Andreia da Silva é representante no Programa. Já na escola Joana Aguirre, que tem o professor Joel Paviotti como representante, participaram aproximadamente 80 estudantes, do 2º e 3º ano. 

Nessa fase do Parlamento Jovem, ocorrerão palestras nas outras três escolas estaduais que aderiram ao Programa. Hoje (30), pela manhã, houve evento na Cônego Cyriaco Scaranello Pires; amanhã (30), à tarde, será a vez da Elias Massud; e a escola Prof. Antônio Sproesser ainda agendará a data da atividade. Novas notícias sobre essas palestras serão publicadas.

Ainda conforme a Escola do Legislativo, os estudantes de cada escola farão as inscrições diretamente com os professores representantes e, se houver mais interessados do que vaga, será realizado um processo eleitoral, para escolher os/as jovens vereadores/as. Cada escola terá três jovens vereadores titulares e três suplentes. 

ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR MÁRIO COVAS

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOANA AGUIRRE

Foto Lado a Lado