Novo debate sobre segurança das escolas deve ocorrer na próxima semana, diz Altran

AltranDiscurso 10 04 2023De acordo com Altran, a audiência pública deverá contar com a presença dos secretários de Segurança Pública, de Educação e de SaúdeUma audiência pública, com a presença de secretários municipais e aberta à participação da sociedade, deve ser agendada para a próxima semana, na Câmara. O objetivo é debater a segurança das escolas do município. A informação foi transmitida pelo vereador Altran (MDB), presidente da Casa, em discurso na sessão ordinária da última segunda-feira (10).

No pronunciamento, o parlamentar destacou que a audiência deverá contar com a presença dos secretários de Segurança Pública, de Educação e de Saúde, para discutir a temática, que é multidisciplinar. Os atentados a unidades de ensino têm gerado preocupação em autoridades de todo o país. Em fevereiro, uma tentativa de ataque ocorreu em Monte Mor, inclusive.

Na sessão, a convite do Poder Legislativo, o secretário Anderson Palmieri (Segurança Pública) e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Adriano Serra, abordaram o assunto na tribuna livre. Devido as regras do Regimento Interno, as perguntas foram feitas pelos vereadores (munícipes puderam apresentar questionamentos apenas por escrito).

Altran explicou essa limitação regimental, e destacou que, no novo debate, em audiência pública, a população poderá participar e ter direito a voz, na tribuna, fazendo comentários e perguntas diretamente às autoridades. Ele também comentou o caso ocorrido em Blumenau (SC), que culminou com a morte de quatro crianças. “Um absurdo”, lamentou.