Jovens vereadores são eleitos; sessão solene de posse será nesta terça-feira (18)

Geral preparatória 14.04 01Vereadores jovens, no Plenário da Câmara: posse no programa da Elemmor ocorre nesta terça-feira (18), a partir das 14 horasNa semana passada, foram definidos os nomes dos vereadores jovens que irão integrar a edição de 2023 do programa Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo de Monte Mor (Elemmor). Muitos deles estiveram na Câmara, na tarde da última sexta-feira (14), para participar da reunião de preparação para a cerimônia de posse, que será na próxima terça (18), no Plenário, às 14h.

Na reunião desta tarde, os jovens participaram da dinâmica de apresentação, além de terem escolhido os respectivos nomes parlamentares, que serão usados durante essa edição do programa de educação política. Eles também conheceram as salas e departamentos do prédio do Poder Legislativo. A atividade é desenvolvida pela Elemmor, em parceria com cinco escolas estaduais que manifestaram interesse (veja a relação no quadro abaixo).

Carlos César Santana de Oliveira, professor de Filosofia e História no Ensino Médio da Escola Mário Covas, destaca a importância da participação dos estudantes. “É muito enriquecedor, e espero que eles aproveitem bastante, que eles possam aprender muitas coisas boas, ajudar a comunidade escolar mas, também, [ajudar] toda a cidade com as ideias que forem surgindo aqui, ao longo dessa formação”, disse.

EXPECTATIVAS

Geral preparatória 14.04 02O presidente da Câmara, vereador Altran, durante discurso na reunião preparatória para a posse dos parlamentares jovens, na última sexta-feira (14). “Quero que vocês saiam daqui conhecendo realmente o que o vereador faz”, afirmouO vereador Beto Carvalho (UNIÃO), vice-presidente do Poder Legislativo, considera que o programa Parlamento Jovem tem o potencial de “trazer os jovens para dentro da política, principalmente no cenário municipal, que é onde eles vivem, [onde] eles [eventualmente] sofrem, nos bairros que eles moram, com alguns problemas”.

“Que venham vereadores já com conhecimento, para cá. A gente patinou muito, no passado, com vereadores sem conhecimento, sem saber o que realmente é uma Casa de Leis e para que ela serve. Então, com esse projeto, tenho certeza que daqui vão sair frutos para Monte Mor, no futuro”, completa o parlamentar, que discursou para os jovens, no Plenário da Câmara.

Também esteve presente na atividade, interagindo com os estudantes, o presidente da Câmara, vereador Altran (MDB), que discursou, dando boas-vindas aos jovens, e manifestando expectativa de que eles “se dediquem ao máximo”. “Quero que vocês saiam daqui conhecendo realmente o que o vereador faz”, disse o parlamentar.

Da Câmara, também participaram da reunião de preparação para a posse dos vereadores jovens, os parlamentares Vitor Gabriel (PSDB), Paranhos (MDB) e Bruno Leite (UNIÃO). Do corpo docente das escolas, estiveram presentes ainda Hilton Deives Valeriano, professor de Ciências Humanas e Aplicadas da Escola Estadual Elias Massud, e Joel Paviotti, coordenador da Escola Estadual Joana Aguirre.

PROTAGONISMO

Geral preparatória 14.04 03Professores acompanharam os estudantes, no evento. “É muito enriquecedor, e espero que eles aproveitem bastante", disse Carlos César Santana de Oliveira, da Escola Mário GovasConforme a Escola do Legislativo, cada unidade escolar definiu o sistema de inscrição e escolha dos vereadores jovens, na edição deste ano. “A Escola Joana Aguirre teve eleição direta, envolvendo 16 candidatos e 200 votantes. Na Escola Dr. Elias Massud e na Escola Cônego Cyriaco, a eleição foi feita entre os inscritos: Cyriaco teve 13 inscritos e Massud, 21”, afirma Márcio Ramos, diretor da Elemmor.

“Na sala de aula a gente incentiva muito os estudantes a participarem, a se envolverem com a política e não com a politicagem, não é uma questão partidária, não é uma questão de bandeira. Mas, saber como que a política é importante para o desenvolvimento social, para o desenvolvimento da coletividade, de modo organizado”, acrescenta o professor Carlos César, salientando que muitos estudantes manifestaram interesse no Parlamento Jovem - e, nesse sentido, além da eleição de três titulares e três suplentes, foi incluído um estudante convidado, para acompanhar desenvolvimento do projeto.

Na reunião desta sexta-feira (14), jovens estavam em clima de felicidade, na reunião de preparação para a posse do Parlamento Jovem de 2023. Kauany Cosme Vieira da Silva, do 2º ano da Escola Mário Covas, achou a visita interessante. “Uma nova oportunidade para todos nós que estamos participando por aqui”, afirmou a estudante, que pretende ser advogada. Caio Henrique Andrade dos Santos, da mesma escola, disse que foi “maravilhoso” sentar na cadeira da Presidência do Legislativo, no Plenário. Ele disse que pretende concorrer a um cargo da Mesa Diretora do programa, e tem expectativas de obter “novos conhecimentos”.

OS JOVENS VEREADORES - PARLAMENTO JOVEM 2023

Escola Estadual Antonio Sprosser

Camille V A de Oliveira (titular)

Eliedson Gustavo (titular)