Maio será o mês de incentivo à saúde mental materna, prevê Projeto de Lei aprovado

WallDaFarmacia 22.05.2023“É um simples Projeto, mas de suma importância para as mamães pós-parto”, disse a vereadora Wal da Farmácia, autora do Projeto de Lei aprovado por unanimidade na CâmaraNa sessão ordinária desta segunda-feira (22), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 34/2023, de autoria da vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO). A propositura institui no município o mês “Maio Furta-Cor”, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção da saúde mental materna. O texto ainda depende da sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

Poderão ser desenvolvidas “reuniões, palestras, cursos, seminários e distribuição de material informativo”, priorizando “a conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna” e o “incentivo aos órgãos da administração pública municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas”.

“É um simples Projeto, mas de suma importância para as mamães pós-parto”, disse Wal da Farmácia, em discurso no Plenário da Câmara. Na Justificativa, a parlamentar ainda ressalta que existe “um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães” e que a estimativa é de que “uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto”.

“O mês de maio foi o escolhido para esta causa justamente por ser o mês em que comemoramos o dia das mães. Já a cor furta-cor é uma cor cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não havendo uma cor absoluta para aquele que lança o olhar”, diz a parlamentar, na propositura. “No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores”, completa.