Prefeito comete “nepotismo voluntário” ao nomear pai do vice, denuncia Paranhos

ParanhosDiscurso 21.08.2023 MG 7562“Nós, aqui do [Poder] Legislativo, não podemos deixar isso passar em vão”, afirmou o vereador Paranhos, sobre nomeação do pai do vice-prefeito para cargo comissionadoO vereador Paranhos (MDB) afirma que o prefeito Edivaldo Brischi (PTB) cometeu “crime de nepotismo voluntário e de má-fé” ao nomear o pai do vice-prefeito Ronaldo Tuim, Antonio Perandré Neto, para ocupar um cargo comissionado na prefeitura. A declaração foi emitida durante pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira (21).

Paranhos exibiu o Diário Oficial, de 11 de agosto, no qual consta a nomeação. Além disso, transmitiu um vídeo no qual Tuim diz que a contratação ocorreu sem o seu conhecimento e tem o objetivo de prejudicá-lo. Na sessão, o parlamentar criticou o fato e afirmou que, como denunciado, a atitude do prefeito teria o objetivo de “imputar esse crime” ao seu vice.

“Nós, aqui do [Poder] Legislativo, não podemos deixar isso passar em vão”, afirmou o vereador - ao questionar, ainda, a atuação dos setores de Recursos Humanos e Jurídico da prefeitura, que teriam ratificado “uma pouca-vergonha desse nível”. Ele pediu que o prefeito reveja os atos e exonere o comissionado, “para que ele não seja, além de tudo, réu confesso”.

O parlamentar ainda conclamou o seu grupo político a se posicionar de maneira contrária a essa contratação. Vedado pela legislação brasileira, o nepotismo consiste na contratação, para cargos comissionados na administração pública, de parentes de agentes políticos, por exemplo. “Nós temos vários tipos de nepotismo no nosso município”, afirmou Paranhos.