Professor Fio: Projeto contra o nepotismo pretende “colocar as coisas nos eixos”

ProfessorFioDiscurso 21.08.2023 MG 7600“A gente sabe como funciona o jogo político aqui em Monte Mor. A gente sabe que cargos são negociados”, disse Professor Fio, criticando as práticas de nepotismo na cidadeO Projeto de Lei (PL) 118/2023, contrário à prática de nepotismo, proíbe a “nomeação de cônjuges, companheiros e parentes, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes do município”. De iniciativa do vereador Professor Fio (PTB), a propositura foi comentada pelo parlamentar, durante discurso na sessão ordinária da última segunda-feira (21).

A propositura está em tramitação na Câmara e foi recentemente distribuída às Comissões e à Procuradoria Jurídica, para emissão de pareceres - dependendo, na sequência, de apreciação pelo Plenário. “A gente sabe como funciona o jogo político aqui em Monte Mor. A gente sabe que cargos são negociados”, disse Fio, justificando a importância do PL, que pretende “colocar as coisas no eixo, fazer o que é certo, agir na legalidade”. “Como que vai fiscalizar parente? Não fiscaliza. Serve de moeda de troca para o prefeito”, completou.

EMENDAS IMPOSITIVAS

Na sessão plenária, o parlamentar ainda disse que cobrou, da prefeitura, a aplicação das Emendas Impositivas ao Orçamento de 2023, do seu gabinete e de outros parlamentares, que visam garantir a reforma de campos de futebol do município. Ele frisou o empenho em viabilizar as melhorias, e lamentou que os recursos estejam atualmente parados. Fio afirmou que obteve resposta de que os processos estão em licitação; e manifestou expectativa de que as obras sejam de fato realizadas.

Com a Emenda Modificativa 34/2022, o parlamentar destinou R$ 63,1 mil para “reforma do campo de futebol João Caravan, no Jardim Campos Dourados, para serviços preliminares, aterro, plantio de grama e limpeza da obra”; e R$ 52,7 mil para “reforma do campo do Jardim Paulista, para serviços preliminares, rede de captação de água pluvial, aterro, banco de concreto, grama e limpeza da obra”.