Aprovado Projeto de Lei que dá nome de munícipe à via pública do Jardim Alvorada

AlexandrePinheiro 09.10.2023 MG 1482 CopyEm discurso na sessão plenária, Alexandre Pinheiro explicou que a via pública a ser renomeada fica entre o Jardim Alvorada e o Parque do Café, nas proximidades da Praça Guga Bianco A antiga Rua Trinta, do bairro Jardim Alvorada, passará a se chamar, oficialmente, Rua Erasmina Pereira Farias. É o que estabelece o Projeto de Lei (PL) 132/2023, do vereador Alexandre Pinheiro (PTB), aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária desta segunda-feira (9). A propositura segue agora para sanção do prefeito Edivaldo Brischi (PTB).

Nascida em 1936, no município de Rubelita (MG), Erasmina veio para a região de Monte Mor em 1980 - ocasião em que trabalhava como costureira e dona de casa. Após ficar viúva, em 1986, e enfrentar “muitas dificuldades financeiras”, com a família, ela iniciou a “batalha” para criar os filhos, inclusive vendendo queijos, afirma o autor, em trecho da Justificativa do Projeto.

“Em 1993, na área verde do Jardim Colina, [ela] conseguiu fazer um barraco para sair do aluguel, podendo assim, criar e alimentar melhor seus filhos”, diz Alexandre. “Dona Erasmina foi uma guerreira e conseguiu passar por todas dificuldades e vencer todos os obstáculos que na vida surgiram”, completa. A homenageada morreu em 2004.

Discursando antes da votação, Alexandre fez a leitura da íntegra da Justificativa do PL, e relatou a importância de uma iniciativa como essa. Ele lembrou que a via pública se localiza entre o Alvorada e o Parque do Café, nas proximidades da Praça Guga Bianco. “Eu sempre procuro dar nomes às ruas, às vias de Monte Mor, para pessoas que realmente tenham um significado [para a comunidade local]”, afirmou o autor da propositura, salientando que um dos filhos da homenageada reside atualmente nessa via, inclusive.