Diretor de Esportes vai receber título de Cidadão Montemorense por trabalho com judô

AndreaGarcia 16.10.2023 MG 1924 Copy“Ele tem uma graduação muito forte [no judô] e faz um excelente trabalho”, afirmou Andrea Garcia, sobre Projeto que concede título de Cidadão Montemorense ao atleta, nascido em Americana. A parlamentar é autora da propositura A Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 5/2023, que concede o título de Cidadão Montemorense ao diretor municipal de Esportes, o judoca Davi Leandro dos Santos. A concessão da homenagem, de iniciativa da vereadora Andrea Garcia (PTB), obteve dez votos favoráveis, dois contrários e três abstenções, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (16). O documento cita a “excelente apresentação” das “atividades esportistas” desempenhadas pelo atleta, além do “projeto social desenvolvido [por ele] no Município de Monte Mor”.

A autora usou a tribuna livre para destacar a importância da homenagem, que também foi elogiada pelo vereador Professor Adriel (PT). Andrea relatou a importância da propositura, tendo em vista o trabalho desenvolvido pelo judoca, no município, assim como a sua trajetória vitoriosa no esporte. “Ele quer o melhor para os alunos”, afirmou. “Ele tem uma graduação muito forte [no judô, onde atuou inclusive como treinador, conforme o texto da propositura] e faz um excelente trabalho”, completou. Ainda conforme a parlamentar, Davi Leandro atua há mais de 40 anos na área.

Na Justificativa do PDL, é destacada a trajetória profissional do atleta, natural de Americana (SP). Conforme a homenagem, ele tem especializações em Gestão Esportiva e em Difusão Científica em Pedagogia do Jogo para Crianças, pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, e possui experiência como atleta de alto rendimento, inclusive. Conforme o texto, ele conheceu as principais escolas de judô do país e teve a oportunidade de treinar com os melhores atletas, técnicos e dirigentes, tendo atuado na “Seleção Brasileira por quatro oportunidades como treinador/técnico”.

O texto diz que o homenageado foi escolhido em Santiago (Chile) como o “melhor treinador Campeonato Pan-Americano de Judô”, além de “ter participado de Jogos Regionais, Jogos Abertos do Governo do Estado de São Paulo, ter sido Atleta, técnico e dirigente por muitos anos por Monte Mor, [e] ter realizado grandes eventos” na cidade. O documento também destaca a sua participação em seletivas na Colômbia e nos Estados Unidos. “Foram viagens e mais viagens por cidades do interior de São Paulo, para outros estados do Brasil e para países no exterior”, resume.

ADIAMENTO

Antes da votação, Andrea pediu o adiamento da votação, tendo em vista que o homenageado não estava presente no Plenário. A solicitação foi negada pela Presidência da Casa - segundo informações do Setor de Processo Legislativo, o Projeto havia atingido o prazo total de tramitação de 90 dias no dia 14/10, e, dessa maneira, teria que ser obrigatoriamente votado na data, para não “trancar a pauta” das atividades do Poder Legislativo. Conforme a propositura aprovada, a entrega da honraria ocorrerá futuramente, “em sessão solene a ser realizada pela Câmara”.