Projeto que propõe mudar o nome da Fanfarra será debatido em audiência pública

fanfarra 31.05.2013Apresentação da Fanfarra Municipal, que pode ter o nome alterado (Foto Ilustrativa: Facebook da Fanfarra - 31/5/13)No próximo dia 21 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 14 horas, a Câmara sedia a primeira audiência pública do ano. O evento será realizado pela Comissão de Justiça e Redação (CJR) da Casa, e vai debater o Projeto de Lei (PL) 162/2023, do vereador Professor Adriel (PT). A propositura sugere a alteração do nome da Fanfarra Municipal.

A realização do evento atende à sugestão do Setor Jurídico da Câmara, em Parecer. O PL que será debatido modifica artigo da Lei Municipal 137/1987, propondo “alterar o nome da Banda Municipal de Monte Mor, batizado anteriormente como Fanfarra Municipal Maestro Joaquim Bicudo de Almeida, para o nome Fanfarra Municipal Marcelo Menegatti”.

No edital de convite, a presidente da CJR, vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO), explica que, além da participação presencial no Plenário, os interessados poderão acompanhar pelo E-democracia, enviando perguntas e comentários online. “Também será possível acompanhar pelo //www.youtube.com/@camaramunicipaldemontemor">canal do YouTube da Câmara, porém sem a possibilidade de interação”, afirma.

“A banda municipal existe há mais de 35 anos, corporação essa que nesses anos todos levou com júbilo o nome de nossa cidade por onde passou”, diz Adriel. “Nada mais justo e correto [...] do que dar à banda [...] o nome de Marcelo Menegatti, pois foi por suas mãos que esse trabalho se iniciou, e será de grande feito, honrando o legado desta grande pessoa”, afirma.

Homenageado no PL, que ainda depende da apreciação do Plenário, Marcelo Menegatti atuou como diretor de Cultura do município, e morreu em abril de 2021. “[Foi o] nosso saudoso amigo que deu os primeiros passos em 1986 para que hoje pudéssemos alcançar o tão sonhado patamar da nossa querida banda fanfarra”, afirma o autor da propositura, no texto.

O Jurídico diz que “é necessária a realização de audiência pública, com a ampla participação da população, para a alteração da referida denominação, de modo a conferir maior proteção ao patrimônio cultural, propiciar maior realização do princípio democrático, por meio da participação popular, assim como assegurar maior legitimidade à atividade legislativa”.