Aprovado pedido de isenção ou desconto em impostos para o Chácaras Planalto

ProfessorFio 26.02.2024 MG 6398Segundo Professor Fio, a isenção ou desconto em impostos, pela prefeitura, poderia “compensar os valores pagos pelos moradores das Chácaras Recreio Planalto no pedágio”Na Moção 6/2024, de Apelo, os vereadores pedem que o prefeito “proponha um projeto” prevendo a isenção ou o desconto de impostos para os moradores do bairro Chácaras Recreio Planalto. A iniciativa é de autoria do vereador Professor Fio (PTB) e foi aprovada por nove votos favoráveis e duas abstenções, na sessão ordinária da última segunda-feira (26).

No texto, a Câmara reivindica que o prefeito “considere seriamente a possibilidade de isenção ou de um desconto que possa compensar os valores pagos pelos moradores das Chácaras Recreio Planalto no pedágio”. “Esperamos que este apelo possa ser considerado e que medidas efetivas sejam tomadas para solucionar essa questão”, completa a Moção.

O documento diz que “o tema em questão já foi pauta de [uma] reunião com moradores, e se faz necessário para dar um retorno adequado para estes moradores que tanto sofrem pagando um IPTU caríssimo, [e] pagando várias vezes o pedágio para se locomover dentro do próprio município e [que] necessitam de um apoio da gestão para superar tais dificuldades”.

Fio disse que o bairro é “praticamente isolado”, com pontes sem manutenção e um pedágio interligando a região ao centro, além de sofrer com problemas como as enchentes. “Para ir ao centro de Monte Mor, eles [moradores] têm que pagar pedágio”, afirmou, citando que, nas cheias, os moradores “ficam ilhados”, pois a “água invade as duas entradas do bairro”.

No discurso, antes da votação, o parlamentar ainda ressaltou que a legislação deveria contemplar a isenção do IPTU para todos que residam no Planalto, tendo em vista que, “lá, todos os moradores são atingidos pela enchente”: ou seja, todos são “impedidos de sair de casa” e de acessar os serviços públicos, com os de saúde e educação, no centro, por exemplo.