Evento celebra o Dia Internacional das Mulheres na Câmara; veja fotos

Geral DiaDasMulheres 08.03.2024Realizado no Plenário, pela Elemmor, o evento do 8 de março teve três etapas: um café da manhã, uma palestra e a entrega de suculentas aos presentes. Flor simboliza a resistênciaA Escola do Legislativo (Elemmor) promoveu um evento nesta sexta-feira (8) para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. A atividade refletiu sobre a importância da luta em prol da igualdade de gênero, e contou com uma palestra da assistente social Susimar Regina Scaramal. 

Além da equipe da Escola do Legislativo, participaram do evento servidoras e servidores da Câmara, algumas convidadas, a vereadora Wal da Farmácia (UNIÃO) e os vereadores Altran (MDB), presidente da Câmara, Paranhos (MDB) e Vitor Gabriel (PSDB). 

Realizada no Plenário, a atividade teve três etapas: um café da manhã, com confraternização; a palestra, na qual Susimar fez uma reflexão sobre a evolução histórica da luta pelo fim da desigualdade; e uma homenagem às vereadoras e a todas as mulheres, com a entrega de flores. 

Na abertura, o diretor da Elemmor, Márcio Ramos, disse que era a primeira vez que a escola faria uma homenagem às mulheres “de forma reflexiva”. Ele agradeceu à Presidência da Casa, pelo apoio e autorização, e também frisou a importância da inclusão dos homens neste debate.

Em seu discurso, no início da atividade, o presidente da Câmara lembrou que se tratava de uma “data especial”. Altran parabenizou as mulheres, e lembrou que o Poder Legislativo montemorense é o que possui maior representatividade feminina na Região de Campinas, contando com quatro vereadoras.

Durante cerca de duas horas, a palestrante debateu assuntos relacionados às mulheres, com os presentes. Ela citou o “tema de 2024 da ONU” (Organização das Nações Unidas), que é “Invista nas mulheres, acelere o processo”. “A gente tem muita coisa para evoluir”, disse Susimar. 

Dentre as informações exibidas está o fato de que apenas em 2019 as primeiras mulheres negras receberam o Oscar. Além disso, estudos afirmam que, se continuarem as tendências, “mais de 342 milhões de mulheres e meninas poderão estar vivendo em extrema pobreza até 2030”.

Representando as vereadoras da Casa, Wal da Farmácia recebeu a homenagem. Ela agradeceu à Escola do Legislativo e à Presidência. “Parabéns a todas as mulheres”, afirmou a parlamentar, lembrando que as mulheres exercem múltiplos papeis no cotidiano, sendo mães, esposas, filhas e profissionais.

IMAGENS

Foto Lado a Lado