PL aprovado prevê ações para prevenção de doenças que podem levar à cegueira

AndreaGarcia 22.04.2024A vereadora Andrea Garcia é autora do PL que institui o Abril Marrom, “com foco no combate à cegueira”: propositura segue agora para sanção do prefeito Edivaldo BrischiDe autoria da vereadora Andrea Garcia (PSD), o Projeto de Lei (PL) 22/2024 estabelece que, em Monte Mor, o mês de abril será dedicado à “prevenção e combate às diversas espécies de cegueira”, visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção das doenças que podem levar a essa enfermidade.

A inclusão do chamado “Abril Marrom” no calendário do município foi aprovada por unanimidade, na sessão ordinária desta segunda-feira (22). Trata-se, explica a autora, na Justificativa do Projeto, de um “movimento de conscientização que acontece durante todo o mês de abril com foco no combate à cegueira”.

“O objetivo [...] é informar a sociedade sobre as doenças oculares que podem ser diagnosticadas precocemente, incentivando exames de rotina e a busca por atendimento para preservação da visão”, diz Andrea, salientando o empenho das instituições de saúde “em trazer informações sobre prevenção e reabilitação aos diversos tipos de cegueira”.

RELEVÂNCIA

A Justificativa do PL ainda explica que, conforme dados do IBGE, “mais de seis milhões de pessoas no Brasil têm deficiência visual”. “O relatório da Organização Mundial da Saúde aponta que 80% das causas de deficiência visual poderiam ser evitadas. Isso significa que muitas pessoas estão perdendo a visão desnecessariamente, o que pode afetar diretamente a qualidade de vida e independência”, completa o texto, aprovado pelo Plenário.

A propositura destaca que, dentre as doenças oculares “que exigem atenção” consta o glaucoma, “degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética”. E sugere algumas medidas preventivas “simples”, como a realização de exames regulares, o cuidado com os olhos, a busca por ajuda médica, em caso de emergências e incômodos na visão, além da adoção de hábitos de vida saudáveis, para preservação da saúde “em todos os sentidos”.