A convite do presidente da Câmara, representantes do Sesi/Senai visitam Monte Mor, para apresentar projetos de qualificação profissional e formação esportivaA convite do presidente da Câmara, representantes do Sesi/Senai visitam Monte Mor, para apresentar projetos de qualificação profissional e formação esportiva08/08/2017 – Representantes da diretoria do Sesi (Serviço Social da Indústria) e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Indaiatuba visitaram Monte Mor, na manhã desta terça-feira (8). A convite do presidente da Câmara, vereador Waltinho Assis (PDT), a equipe veio apresentar aos Poderes Legislativo e Executivo os projetos de incentivo à qualificação profissional e à formação sócio esportiva desenvolvidos pelas duas entidades. A expectativa é firmar parcerias, visando atender os moradores do município.

A primeira reunião foi na prefeitura, com a presença do prefeito Thiago Assis (PMDB), que destacou o interesse do município em formalizar convênios, visando a oferta de cursos profissionalizantes. No encontro, o prefeito afirmou que essa é uma demanda constantemente apresentada pelos moradores. De acordo com a equipe do Sesi/Senai, cursos nas áreas operacional e industrial, como operador de empilhadeira, assistente administrativo e inspetor de qualidade, poderão ser disponibilizados, de acordo com as necessidades da indústria local.

“A intenção de trazer o Sesi/Senai para auxiliar nossa cidade é dar qualificação e incentivo aos profissionais de Monte Mor”, afirmou o presidente Waltinho Assis, lembrando que, com essa capacitação, as empresas não precisarão mais “buscar profissionais em outras cidades”. “O incentivo do Sesi na cultura, no esporte, [é importante] para que possamos fazer parcerias, para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos munícipes”, concluiu o vereador. A disponibilização dos cursos ainda depende da formalização de convênios.

Capacitação profissional

Ainda pela manhã, a comitiva – composta por Cristiane de Cássia Machado, coordenadora de relacionamento com a indústria do Senai; José Luiz Chagas Quirino, diretor do Senai; André Luis Martins da Silva, diretor do Sesi; e Alexandre Demarchi Bellan, coordenador de qualidade de vida do Sesi – participou de outra reunião, com o coordenador do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Monte Mor, Eduardo Medeiros, e com a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, Sandra Medeiros.

No encontro, também intermediado pelo presidente da Câmara, ficou acertado que a equipe do PAT irá agendar uma reunião entre representantes de indústrias locais e o Senai, visando apresentar a real demanda de capacitação profissional no município. A partir daí, as estratégias para a disponibilização dos cursos serão traçadas. Nestas situações, o município entra com uma contrapartida, garantindo o local para a realização das atividades. “Vamos estreitar a relação entre empresa, funcionários, Sesi/Senai, prefeitura e Câmara Municipal”, disse Waltinho.

Formação esportiva

A equipe também apresentou ao município o programa “Atleta do Futuro”, iniciativa do Sesi-SP que promove formação esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos, “contribuindo para o desenvolvimento do futuro cidadão”. “É um contrato de transferência de tecnologia, sem ônus para a prefeitura”, destacou Alexandre Bellan, no encontro, explicando que o projeto conta com parceria de universidades estaduais, e consiste na capacitação de professores do município para atuarem no fortalecimento das práticas esportivas.

Segundo Waltinho, em breve será agendada uma reunião com o secretário de esportes, Renato Almeida, e com os professores da área, visando apresentar o projeto, que já é realizado nas cidades vizinhas de Indaiatuba e Elias Fausto. Na visita, a equipe técnica do Sesi/Senai também apresentou ao presidente da Câmara o projeto “Praça do Amanhã”, que consiste na ocupação de espaços públicos, para realização de shows e eventos culturais e sociais. Parcerias futuras, visando trazer a iniciativa para Monte Mor, ainda serão estudadas.

Galeria de imagens: