Autora de projeto sobre prevenção e conscientização sobre a sífilis, Dila ressalta importância do teste rápidoAutora de projeto sobre prevenção e conscientização sobre a sífilis, Dila ressalta importância do teste rápido05/09/2017 – A vereadora Dila (PMDB) defende a realização de testes rápidos como forma de detecção e combate à sífilis e à sífilis congênita. Durante seu pronunciamento na Câmara, nesta segunda-feira (4), a vereadora comentou o projeto de lei 123/2017, de sua autoria, que cria a semana de prevenção e conscientização da doença. O PL foi aprovado por unanimidade.

Segundo Dila, que também é enfermeira, “a sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível cujos sintomas externos podem demorar anos para se manifestar”. “Tudo depende da evolução da infecção, que passa por diversos estágios”, ressaltou. “Hoje já existe o teste rápido, que fazemos nos postos de saúde”, afirmou, lembrando que o resultado sai em 15 minutos.

Para a vereadora, estratégias de prevenção, conscientização e detecção da doença são imprescindíveis.  “Aumentou muito o caso de sífilis em Monte Mor. E a sífilis leva à morte. É de suma importante que as pessoas se dirijam até o posto, para fazer o teste”, destacou. “Quanto mais pessoas a gente trouxer para fazer o teste, mais a gente vai diminuir a doença”, concluiu.

Dila também comentou a sífilis congênita, doença que é transmitida da mãe para o bebê, através da placenta. De acordo com a vereadora, nos postos de saúde do município os testes rápidos são realizados sempre que constatada a gravidez, como forma de prevenção da doença. A sífilis congênita pode causar cegueira e má formação, dentre outros sintomas.

VEÍCULO: No pronunciamento, Dila também manifestou alegria pelo recebimento de veículo, no município, para atender o departamento social do Bolsa Família. “É um programa de extrema importância social, uma vez que se trata de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, no país”, disse a vereadora, lembrando que o Bolsa Família visa garantir direito de alimentação e o acesso à educação e à saúde de diversos brasileiros.